Nona competência geral da BNCC – Empatia e cooperação

Estamos quase chegando ao fim da série de publicações sobre as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e hoje abordaremos a nona competência, que trata da Empatia e cooperação. Para a BNCC (2017, p.10) esta competência é compreendida como: CLIQUE AQUI.

Assim como as demais competências gerais da BNCC, a nona competência se relaciona com os diferentes componentes curriculares e é fundamental para a vida em sociedade.

Para Mattos (2020), ela se divide em duas dimensões: empatia e diálogo. A dimensão empatia “pressupõe o combate ao preconceito e engajamento de outros com a diversidade; na valorização da alteridade. Ou seja, compreensão da emoção dos outros e do impacto de seu comportamento nos demais” e também “pressupõe a relativização de interesses pessoais para resolver conflitos que ameaçam a necessidade de outros ou demandam conciliação” (MATTOS, 2020). Já a dimensão diálogo, compreende-se por meio da interação com o outro “na construção, negociação e respeito a regras de convivência (ética), na promoção de entendimento e melhoria do ambiente”, bem como a “capacidade de se trabalhar em equipe, tomar decisões e agir em projetos de forma colaborativa”, visando também à resolução de conflitos (MATTOS, 2020).

Ao abordar a temática expressa na nona competência, Rosi Rico (2019?), em publicação no site Nova Escola, indica ser necessário o aprimoramento de capacidades que contribuirão para o desenvolvimento desta, sendo elas: CLIQUE AQUI.

Anexo a esta publicação, indicamos uma atividade e um vídeo que se relacionam com a temática aqui abordada. Para acessar o vídeo, basta realizar a leitura do QR Code abaixo com a câmera de seu smartphone.

Na próxima publicação, trataremos da última competência geral da BNCC, que tem como título RESPONSABILIDADE E CIDADANIA. Nos vemos lá!

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em:
< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

MATTOS, Pablo. Empatia e Cooperação – Competência geral 9 da BNCC. 2020. Curso livre. Futura. Disponível em: < https://www.futura.org.br/cursos/empatia-e-cooperacao-competencia-geral-9-da-bncc>. Acesso em: 29 set. 2020.

RICO, Rosi. Competência 9: Empatia e cooperação. [2019?]. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/13/competencia-9-empatia-e-cooperacao >. Acesso em: 28 set. 2020.

SIMPLIFICA. Trilhas de aprendizagem ativa – Semana 2 – Igualdade – 6º ano – Dia 1 – Mulheres em ação. 2020. Disponível em: <https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTyQD-VtRzy8ZTbux0Ny0VPn9ffW-EMOTARN43NNYSheUQYK9QnizfqeXafDjZTbRlrzjffZsKjZT0i/pub?start=false&loop=false&delayms=3000&slide=id.g72bb0a9c5d_16_38>. Acesso em: 25 set. 2020.