Umei Juverci Freitas recebe o projeto Hortas Urbanas

Unidade educacional foi mais uma contemplada nos 18 meses do projeto promovido pela Diretoria de Educação Ambiental

Focado na alimentação saudável e nas questões relacionadas ao meio ambiente, o Projeto Hortas Urbanas, iniciado em 2017 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), atendeu a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Juverci Ferreira de Freitas, localizada na Regional Industrial.

A equipe responsável por esse projeto é multidisciplinar, composta por assessores Educacionais da Diretoria de Educação Ambiental e pelos Técnicos do Cmauf, que levam aos estudantes uma proposta de educação ambiental mais ampla e diversificada, abordando os cuidados com o planeta, o meio ambiente, a saúde e alimentação saudável.

Além do plantio das hortaliças, os estudantes participaram de palestras sobre educação ambiental e apresentações artísticas.

Ações
A Escola Municipal Eli Horta Costa foi a primeira escola a receber o projeto Cidade Verde, cujo objetivo é plantar 100 mil mudas de árvores até 2020, além de instalar hortas urbanas. Nesses quase dois anos de projetos foram entregues hortas para as comunidades das escolas, Professor Geraldo Basílio Ramos (Colonial), Newton Amaral Franco (Petrolândia), Francisco Borges da Fonseca (Santa Cruz), Umei Professora Juverci F. Freitas (Amazonas). Foram entregues outras hortas em instituições como Centro de Apoio Santo Hermann José (Cepa – Bela Vista) e a construção de Composteira / Minhocário no Cras Parque São João, onde pretende-se construir uma horta comunitária até dezembro. De acordo com o cronograma do projeto a próxima unidade escolar a receber uma horta será a Umei Vereador Ailton Diniz (Central Parque).

Assim, ao praticar o hábito de plantar e cultivar alimentos, o público urbano também participa da grande experiência da agricultura, a antiga arte humana de desenvolver e manter uma estreita e permanente relação ecológica com as plantas cultivadas.

Reportagem: Túlio Andrade
Publicação: 08/10/2018