Servidora da Funec é contemplada com prêmio “Efigênia Francisca 2021” por atuação na área da educação

A cerimônia do “Prêmio Efigênia Francisca 2021” ocorreu virtualmente por meio da plataforma virtual “Teams” no dia 30 de julho, às 19h, e premiou mulheres de destaque nas pautas de inclusão social das mulheres negras em diversas áreas. A auxiliar de biblioteca escolar da FUNEC – Nova Contagem, Cilene Aparecida de Jesus, foi contemplada na modalidade de “Atuação na área da educação”.

As indicações foram encaminhadas até o dia 15 de julho de 2021, através do e-mail com o preenchimento da ficha de inscrição e envio de documentos. O prêmio simboliza o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, e compõe o Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

A servidora Cilene Aparecida tem quase 14 anos de experiência em educação e afirma que a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) proporcionou a ela a realização de um sonho.

“Eu sempre amei a área da Educação, mas a vida me levou para outros caminhos. Então abriu o concurso da Funec, vi nele a possibilidade de mudança, eu teria a oportunidade de trabalhar na área da educação, que era um sonho, iria ter mais tempo para minhas filhas, incentivá-las, e ainda poderia ajudar outras pessoas” afirmou Cilene.

Para Cilene Aparecida a premiação simboliza o “avanço de uma sociedade excludente”. “Dar visibilidade às mulheres negras, é trazer políticas públicas garantidoras de direitos, e ocupação de espaços. Estou imensamente grata por estar entre mulheres que acreditam que temos que continuar militando, em busca da igualdade e respeito racial e social”, concluiu a servidora.

Prêmio Efigênia Francisca

O prêmio é concedido pelo Município de Contagem, e tem o objetivo de enaltecer e estimular a inclusão social das mulheres negras por meio da reflexão acerca das desigualdades vividas por elas no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares, de violência e na superação do racismo.
Nascida em 20 de novembro de 1947 e Efigênia Francisca faleceu no dia 5 de março de 2006. Natural de Cristiano Otoni, veio para Contagem ainda criança. Morava próximo da comunidade dos Ciriacos, onde conheceu Antônio Ciriacos e com quem se casou e teve oito filhos, 12 netos e três bisnetos, além de seis filhos adotivos.

Efigênia era uma líder, organizava todas as festas de congados e atuava sempre na defesa das mulheres. Era conselheira, amiga e resolvia todas as questões de conflito da comunidade, criou a guarda de congo feminina, sendo a primeira capitã e grande regente. Sempre atuou juntamente às mulheres da comunidade sobre a importância de se valorizar como mulher negra e elevar a sua autoestima, superando o racismo.

O evento acontece anualmente, e é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Repórter Ádria Oliveira e Fernando Dutra

Foto Janine Moraes