Seminário leva conhecimento aos profissionais da rede infantil

Oitocentos profissionais participaram de palestras e oficinas

Educadores da rede municipal de educação infantil passaram por um curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na quinta-feira (15). O evento reuniu oitocentos profissionais.

O objetivo do encontro foi oferecer formação continuada para os servidores que atuam nas unidades com atendimento de 0 a 3 anos. O seminário, com o tema “Cuidar e Educar: caminhos possíveis”, foi dividido em duas partes com palestras e oficinas.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, falou dos resultados obtidos em 2017 e mostrou o que virá para este ano com os novos investimentos. A novidade é que os kits serão entregues já no início do ano letivo; uma novidade no município. Outro fato inédito apresentado é a distribuição de uniformes para todos os estudantes da rede. “Eu e o prefeito definimos os desafios que iremos abraçar em 2018. Estou muito feliz e com um olhar otimista para toda a rede de ensino. É muito importante valorizarmos a educação e o trabalho que está sendo feito. E, pensando nisso, vamos em busca de um futuro glorioso e satisfatório em relação as crianças, jovens e professores”, destaca o secretário.

O chefe de gabinete do prefeito, Sérgio Mendes, também participou do evento. Representando o prefeito Alex de Freitas, enfatizou que é primordial que haja uma plena valorização dos professores e que a gestão tem o compromisso de trabalhar em conjunto com cada um deles. “A base merece ser valorizada e essa base vem de dentro da sala de aula, o professor. O nosso compromisso é com a escola e com a vida dos nossos estudantes”, explica Sérgio Mendes.

Durante a palestra ministrada pela coordenadora de Educação Infantil, Liliane Melgaço, foram apresentados temas pertinentes sobre a metodologia de ensino e os cuidados e deveres na saúde com crianças de 0 a 3 anos.

Nas oficinas os participantes puderam aprofundar os conhecimentos sobrealimentação infantil, musicalização, arte e expressão, contação de histórias, primeiros socorros e outros. “Achei válido e fiquei com vontade de participar mais vezes das formações promovidas pela Seduc”, finalizou a agente de Educação Infantil, Gleicinéia Mariana da Silva.

Kits escolares e uniformes
Quem chegava ao auditório podia conhecer os novos kits escolares e uniformes. As peças ficaram expostas no hall. Os profissionais da educação infantil já saíram do seminário com o kit que irão utilizar durante o trabalho. Na segunda-feira (19),todos estarão em sala de aula para receber os estudantes.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Elias Ramos