Seduc apresenta plano de atendimento do primeiro Centro de Educação Integral de Contagem

Inscrições serão abertas no dia 7 de janeiro e o início das atividades será em fevereiro de 2020.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) apresentou na última quinta-feira (5/12), para a Rede Municipal de Ensino, o projeto pedagógico do primeiro Centro de Educação Integral (CEI) de Contagem, no bairro Arvoredo, Regional Ressaca. As atividades do CEI serão iniciadas em fevereiro de 2020 e as inscrições para os estudantes terão início no dia 7 de janeiro até o dia 17.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, esse é um momento histórico para a Rede de Educação de Contagem. “Mais importante do que oferecer atendimento aos estudantes nesta escola, durante sete horas, com alimentação e com todas as condições de estudo, é dar a eles uma perspectiva de vida, por meio desse plano pedagógico que será implementado aqui em conjunto com mais escolas. Nós estamos com um cronograma de apresentação para várias equipes, pois finalizamos não só a parte da ocupação da escola, mas também o projeto pedagógico, com as datas e critérios estabelecidos para as matrículas, enfim, estamos com todo planejamento pronto e agora é hora de compartilhar”, disse.

Presente no evento de apresentação do CEI, o diretor da E. M. Rita Carmelinda Rocha, Luiz Ricardo Olímpio, espera que o CEI seja uma escola que mude a vida dos estudantes, contemplando não só apenas as disciplinas convencionais que são previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas com novas atividades que vão ocupá-los e, até mesmo, profissionalizá-los para o mercado de trabalho. “Tudo isso, vai mudar realmente a vida desses estudantes nesse ambiente de escola integral. Muitos pais e estudantes estão na expectativa para 2020, estão bem interessados e como somos vizinhos, estamos muito felizes”, disse.

Atendimento

O CEI tem capacidade para atender 600 estudantes em tempo integral e mais mil no contraturno escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Caso a demanda seja maior do que a possibilidade de atendimento, os critérios para selecionar os estudantes para as vagas ofertadas serão definidos, conforme a vulnerabilidade, por meio da comprovação de itens publicados no Diário Oficial de Contagem (DOC) (clique aqui). Para os estudantes da Rede Municipal, as inscrições deverão ser feitas na própria escola de origem; para estudantes de outras redes deverão ser realizadas na própria Seduc, na Rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial, das 8h às 17h, dos dias 7 a 17 de janeiro.

O horário do tempo integral será das 7h30 às 17h, já no contraturno, os estudantes serão atendidos no turno da manhã, das 8h às 11h30, e no turno da tarde, das 13h às 16h30. Todos receberão almoço e lanche nas atividades diárias, sendo o almoço servido na escola onde o estudante está matriculado no horário regular.

Estrutura e Projeto Pedagógico

Mais de 7 mil metros quadrados de área construída irão abrigar o CEI. Todo o projeto do CEI é sustentável, haverá piscina, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, pista de skate, biblioteca ampla, auditório. Haverá, também, sala de robótica, programação e produção de games, estúdio de TV e rádio. As salas de aula serão organizadas em distintas áreas de trabalho (com estrutura e mobiliário flexível, colorido) e áreas de convivência, utilizando ferramentas tecnológicas, além de recursos pedagógicos diferenciados e inovadores.

Para que os alunos tenham a melhor escola de tempo integral, ela terá o modelo de currículo integrado. Este currículo é composto por uma parte obrigatória, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma parte eletiva e o processo de avaliação. O diferencial é que na parte eletiva serão ministradas oficinas e práticas oferecidas nos 40 ambientes à disposição no CEI e o aluno escolherá o que pretende cursar, dentro do período da carga horária eletiva disponível.

A cada semestre, a Seduc apresentará a lista das oficinas disponíveis e os alunos se matricularão a partir do que pretendem desenvolver com os projetos coletivos, pessoais e mesmo seu Projeto de Vida. Com a articulação desse modelo de currículo, a Seduc pretende oferecer atendimento integrado aos estudantes abrindo novas possibilidades e experiências contribuindo para formar seu legado na Educação em Tempo Integral de Contagem.

Conforme explica, o professor do Instituto Ânima, Edson Martins, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto pedagógico do CEI, a formação integral vai ter um currículo que é baseado em três pilares. “Um pilar é o das disciplinas convencionais da BNCC, na outra parte estão as disciplinas eletivas, por meio das oficinas e das práticas, onde a gente vai usar esse conjunto de laboratórios que temos aqui, com profissionais especializados. E tem um terceiro pilar que é o complementar, com reforço de estudos, projeto de vida, mentoria, em que vamos conseguir garantir um atendimento individualizado para o aluno. Hoje, os principais currículos do mundo trabalham com o projeto de vida, ele é individualizado por aluno com base nos sonhos e gostos desse aluno para que ele consiga ver qual caminho ele quer percorrer aqui para chegar na sua formação desejada, quais atividades, oficinas e projetos ele irá fazer”, explicou.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Geraldo Tadeu