Secretarias de Educação e Saúde esclarecem regime de trabalho e protocolos de casos suspeitos de covid-19 para retorno das atividades presenciais nas escolas, durante reunião virtual com dirigentes escolares

As equipes das secretarias de Educação e de Saúde da prefeitura municipal participaram, nesta sexta-feira (16/7), de reunião virtual com o coletivo de dirigentes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Contagem para prestar esclarecimentos quanto ao regime de trabalho dos (as) profissionais, no retorno às atividades presenciais, bem como sobre o protocolo de conduta em casos suspeitos de contaminação pela Covid-19.

Na última segunda-feira (12/7), foi publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC) a portaria conjunta Seduc/Funec Nº 30, de 12 de julho de 2021, que estabelece o regime de trabalho para professores (as) da Educação Básica no formato híbrido de ensino, nas instituições Escolares da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Na mesma edição do DOC foi publicado o protocolo para casos suspeitos.

A Secretaria de Educação apresentou aos dirigentes as orientações aos professores (as) para cumprimento da jornada de trabalho, de forma presencial e/ou não presencial, segundo os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde do município, plano pedagógico das escolas e jornadas de trabalho.

Durante o ensino no formato híbrido, os professores (as) cumprirão jornada de 22 horas e 30 minutos ou de 40 horas semanais, sendo dois terços destinada ao desenvolvimento de atividades com os estudantes, presencial ou não presencial, e um terço para planejamento pedagógico, elaboração de atividades e formação continuada.

Os (as) professores (as) que não tenham a vacinação concluída, com idade igual ou acima de 60 anos e/ou que apresentem comorbidades, comprovadas por relatório médico, devem permanecer em atividade não presencial.

Já a Secretaria de Saúde, representados pelo Superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato Costa e pela médica infectologista, Dra. Tania Marcial, apresentaram aos dirigentes escolares as ações necessárias em casos de contágios relacionados às famílias e comunidade escolar; identificação de casos suspeitos, surtos e suspensão das aulas; situações de alerta e ações para suspensão das aulas presenciais, por turma e respectivos grupos de trabalho, turno, unidade escolar e das aulas em todo o município.

Ainda, foi apresentado o fluxo para atendimento na rede pública de saúde e encaminhamento às unidades de saúde, bem como realização de testes e orientações e acompanhamento para casos positivos.

O encontro desta sexta-feira contou com a participação de mais 300 profissionais envolvidos no processo de retorno às atividades presenciais nas escolas. Além das pautas publicadas na portaria conjunta Seduc/Funec, foram abordados temas relativos à merenda escolar, segurança por videomonitoramento das escolas e, ainda, a participação da Guarda Civil Municipal.