Secretaria de Educação recebe doação de 170 computadores da RHI Magnesita

A Secretaria de Educação de Contagem recebeu nesta quarta-feira (4/8) 170 notebooks doados pela empresa RHI Magnesita para os alunos da rede municipal de Educação. A entrega simbólica dos equipamentos foi feita pela especialista em comunicação Lucilla Soledade e pela gerente de comunicação e Diversidade Américas, Barbara Joncew Schmitz — ambas representando a Magnesita — no gabinete da prefeita Marília Campos. A chefe do Poder Executivo estava acompanhada da secretária municipal de Educação, Telma Fernanda, do secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela e do sub-secretário de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes.

A cessão dos 170 computadores e mais 170 HD´s de 240 Giga Bytes, fazem parte da política da Magnesita de apoio à Educação, e vai ao encontro do projeto da atual gestão municipal de digitalização dos processos educacionais, em consonância com a realidade atual do ensino remoto e híbrido. A doação foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a prefeita Marília Campos, a iniciativa da empresa é importante neste momento em que “a pandemia evidenciou muitas desigualdades”, sobretudo no acesso a equipamentos tecnológicos. “É fantástica essa doação. Só temos a agradecer às empresas que apoiam Contagem. Nossa gestão tem um compromisso pela inclusão e redução das desigualdades sociais da cidade”, disse.

A secretária de Educação, Telma Fernanda, destacou que os computadores serão destinados à criação de laboratórios de informática em unidades educacionais localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social. “Esse apoio facilitará o acesso dos alunos aos equipamentos e o contato com os materiais pedagógicos”, explicou a secretária.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou a assistência prestada pela empresa em outras ações desenvolvidas pela gestão. “A Magnesita também tem sido uma parceira importante do poder público nas ações de combate à pandemia e de suporte às famílias e comunidades socialmente vulneráveis que perderam emprego e renda em decorrência da crise econômica, igualmente deflagrada pelo coronavírus”.

A gerente de comunicação e Diversidade Américas, Barbara Joncew Schmitz, listou um grande conjunto de ações desenvolvidas pela Magnesita não apenas em Contagem, mas em todo o estado de Minas Gerais; ela reiterou os investimentos da empresa na cidade, de mais de R$ 454 milhões, e explicou que a política de responsabilidade social da companhia prioriza investimentos em educação. “A verdadeira mola que transforma o mundo é a educação. Por isso contribuímos com ainda mais carinho com projetos que visam a formação educacional e cidadã nos municípios onde temos unidades alocadas”.

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes