RESENHA

 

Por Sérgio Vaz Alkmim

Professor de História – Funec Cruzeiro do Sul

 

“Colegas” é um filme que toca o coração e nos conduz para uma aventura de três amigos que correm atrás de seus sonhos e desejos: Stalone – quer ver o mar, Aninha – quer se casar com um cantor, e Márcio – quer simplesmente voar. O filme tem o mérito de trabalhar com protagonistas que são pessoas com síndrome de Down. É um filme sobre a vida de jovens em um mundo excludente e repleto de preconceitos, que são abandonados por suas famílias em uma instituição e, durante toda a aventura, sofrem preconceitos tão comuns e naturalizados em nossa sociedade. O tempo todo, estes são chamados de retardados, débeis mentais e vagabundos.

Entretanto, o filme trata tudo isso com muita leveza, humor e, principalmente, a partir da lógica de pensar e agir dos próprios protagonistas da história. Os jovens trabalham na biblioteca da instituição em que vivem, tornam-se cinéfilos. A aventura tem inspiração no filme “Thelma & Louise”, uma história de duas mulheres em busca de liberdade. Stalone, Aninha e Márcio fogem em um Karman-Ghia e, então, começa a busca pela felicidade que, para eles, não existe limites. Vão concretizar seus sonhos, apesar de todo estigma que a sociedade lhes impõe.

Colegas” faz mais de trinta referências a outros filmes como Pulp Fiction, de Quentim Tarantino, Exterminador do Futuro, Cidade de Deus, Mazzaropi, Alfred Hitchcock, Oliver Stone, Tropa de Elite, Frederico Fellini etc.  Além disso, tem uma trilha sonora saborosa e centrada nas músicas do Raul Seixas, transformado em cantor “noivo” da nossa heroína Aninha. Porém, devemos perguntar: Por que o sonho de Aninha é justamente o casamento? Será esse o papel destinado à mulher? O desejo de Aninha reproduz a estrutura da sociedade patriarcal? Ainda bem, que ela encontra pelo caminho o rebelde Raul Seixas, o que faz prevalecer o amor entre Aninha e Stalone, pois a primeira noite entre eles nos oferece uma oportunidade para debatemos a questão da sexualidade.

Sonhos realizados, a aventura se torna lenda. O cinema nos provoca, instiga e lança nosso olhar para o respeito às diferenças e a dignidade humana. Mais do que nunca, e nos dias de hoje, a escola precisa refletir e incluir em seus projetos políticos pedagógicos, temas como deficiência, racismo, sexualidade, violência contra a mulher. Após a pandemia, não podemos voltar para o “novo normal”, temos que pensar em outra sociedade, justa, solidária, e uma escola não reprodutora da exclusão humana, mas radicalmente transformadora!

 

Ficha Técnica do filme Colegas

Título original: Colegas

Gênero (s): Aventura e Comédia

Duração: 94 min

Estreia no Brasil: 01 de Março de 2013

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

País: Brasil

Idioma: Português

Direção e roteiro: Marcelo Galvão

Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Rui Unas, Deto Montenegro, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane.

Para assistir ao filme completo, click no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=c8H2A7HaMbA