PSE promove ação nutricional nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Contagem

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem feito durante a semana o controle nutricional dos(as) estudantes da Rede Municipal de Ensino de Contagem. Com o auxílio da equipe de nutricionistas da prefeitura e em parceria com a Una Contagem que encaminhou os(as) estagiários(as) da área para a ação nutritiva, todas as crianças da educação infantil e ensino fundamental realizarão a pesagem e medição de altura até esta sexta-feira, (25/03).

A atividade tem o intuito de analisar os dados de peso e altura dos(as) estudantes e avaliar o índice de massa corporal (IMC) para rastrear casos de obesidade infantil ou estatura abaixo da média, e a partir dos resultados comunicar a escola e aos pais para que as crianças possam receber o devido acompanhamento nutricional nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A nutricionista da Regional Eldorado, Dra. Ana Nunes ressaltou a importância de realizar o controle nutricional na fase de desenvolvimento das crianças e pré-adolescentes. “Com a identificação do IMC é possível realizar intervenções de melhoria da alimentação e de encaminhamento para as UBSs em casos específicos, evitando ou combatendo possíveis problemas de saúde gerados pela má alimentação”, disse.

Já para a diretora da Escola Municipal Sandra Rocha, professora Cida Nunes, “ a presença dos nutricionistas é uma ajuda importante para a escola e para nós da equipe pedagógica que nos comprometemos com a integridade física e intelectual dos estudantes, e assim poderemos encaminhá-los para a saúde com propriedade”, concluiu.