Projeto da E M Coronel Antônio Augusto reúne estudantes em grande sarau

Um grande sarau envolvendo mais de 120 estudantes animou a manhã da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, no bairro Bernardo Monteiro, Regional Sede. Os alunos do quarto e quinto ano decoraram diversas poesias e as recitaram encantando a todos os presentes, incluindo pais e professores. A apresentação do projeto “Café com Poesia” contou com, além de vários poemas de autores consagrados, música, poesias em inglês e encenação.

De acordo com a diretora da escola, Márcia Candido Pereira, o sarau faz parte do projeto pedagógico da escola e ocorre como resultado da ampliação do acervo e reforma da biblioteca. “Estamos tornando a biblioteca mais ativa, o espaço não era muito utilizado. Após a reforma da escola, fizemos uma melhor divisão, deixamos o espaço mais colorido para deixar atrativo para as crianças e ampliamos o número de livros de literatura”, explicou.

A professora Peb1 Paula Cristina Caetano foi uma das coordenadoras do projeto. Ela estava orgulhosa do empenho dos alunos. “A poesia vai muito além da diversão, pelo fato de ser muito ampla, podemos trabalhar de várias formas didáticas, utilizando imagem, texto, principalmente o que envolve a emoção e o sentimento, para que eles entendam que existe o momento para ouvir e para falar, e também expressar muita coisa que está relacionada com a nossa vida”, disse.

Bibliotecária da escola há 14 anos Adriana Caldeira ficou encantada com o sarau. “Os alunos estão mais interessados desde a reforma da biblioteca, cada parede foi pintada de uma cor simbolizando equilíbrio, esperança, entre outros significados, além dos móveis coloridos que deixa o ambiente mais lúdico. Há muito tempo isso não acontecia na escola, foi resultado de todo um trabalho em conjunto”, afirmou.

Luciana Aparecida Campos é mãe da estudante Isabella de 10 anos que se apresentou no sarau. “Achei muito lindo. Quando eu vi, a Isabella já estava com a poesia na ponta da língua. Todos são muito capazes, poderia ter mais eventos como este”, disse.

A estudante Milena Muller Ribeiro de 10 anos decorou várias poesias para declamar. Ela conta que tem facilidade em decorar e adora o poeta Vinícius de Moraes. “Achei muito legal o evento porque a gente se inspira e cita para as pessoas o que a gente gosta”, concluiu.

Repórter: Vanessa Trotta
Foto: Geraldo Tadeu