Prefeitura promove “adesivaço” para identificar o transporte escolar credenciado

No próximo sábado (5/3), das 9h às 12h, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes-Transcon e do Fórum de Transporte Escolar de Contagem, distribuirá adesivos para os operadores regulares do transporte escolar da cidade. O objetivo é identificar todos os veículos credenciados e coibir a prática do transporte clandestino. A ação ocorrerá na avenida Maria da Glória Rocha, 175, Centro.

Todos os transportadores que estão com o cadastro em dia e ainda não possuem o adesivo poderão retirá-lo  com a apresentação da Autorização de Tráfego do veículo e o Registro de Condutor do responsável. 

Os adesivos informam que o ônibus ou van é credenciada pela Transcon, o órgão responsável por vistoriar e fiscalizar o transporte escolar em Contagem.  Além disso, a identificação possui um QR Code que permite que o interessado possa conferir os itens de vistoria e fiscalização exigidos pela autarquia, a legislação e demais informações do serviço. Os veículos também possuem o selo de vistoria, afixado no para-brisa dianteiro.  

A iniciativa da autarquia visa valorizar os operadores do transporte escolar e conscientizar a população sobre a importância de um transporte seguro e de qualidade. Todos os veículos credenciados pela autarquia precisam passar por vistorias semestrais e apresentar documentos que comprovem a capacidade de operar com segurança. 

O diretor de Transportes da Transcon, Luís Castilho, reforça que os responsáveis pelas crianças transportadas diariamente pelos escolares devem se atentar para a presença do adesivo no veículo. “Assim os pais e responsáveis podem ficar tranquilos em relação ao serviço prestado, o que não é possível quando se trata do transporte clandestino”, afirma Castilho. 

Repórter Paola Siman

Foto Equipe Transcon/PMC