Prefeitura inicia entrega de tablets para montagem de laboratórios móveis de informática nas escolas

A Prefeitura de Contagem iniciou a entrega de tablets para utilização de crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino. A cerimônia que marcou a entrega simbólica dos equipamentos para as escolas do município ocorreu na manhã desta terça-feira (5/4), no saguão da Prefeitura.

As entregas dos tablets terão início pela Educação Infantil para equipar os Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis com laboratórios móveis de informática e ampliar a vivência das crianças no uso de tecnologias.

O acesso a equipamentos tecnológicos pelas crianças é um fator que “faz diferença” na preparação para o ensino fundamental, conforme apontou a prefeita Marília, durante a entrega dos tablets. “A criança que vai para as escolas de Educação Infantil, vai muito mais preparada para enfrentar o ensino fundamental. Por isso, estamos construindo mais unidades para atender as crianças da cidade”, disse.

Durante a cerimônia a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, anunciou o início da construção de quatro unidades dos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis, um investimento acima de R$ 19 milhões da Prefeitura que garantirá 1.128 nova vagas para crianças.

Neste primeiro momento, os tablets serão entregues para as unidades de Educação Infantil, na sequência outras unidades serão contempladas. Ao todo, serão fornecidos 10.122 tablets de última geração, com 10 polegadas, 2 processadores, câmara e microfones integrados, sistema operacional Android configurado x com aplicativos de uso educacional, além de conectividade via bluetooth e wi-fi. Eles vêm com Slot do uso de SimCard, capa anti –impacto, sistema de rastreamento com localização por GPS.

O investimento é de aproximadamente de 10 milhões. Para a professora Roberta Fernandes da Silva, do Cemei Vale das Orquídeas, na região Nacional, a chegada dos equipamentos será muito importante para as atividades escolares. “Hoje em dia todas as crianças sabem mexer com celular, mesmo que todas não tenham acesso em casa. As aulas serão mais criativas, ilustrativas, em tempo real, com acesso à internet”, destacou.

Viviane Magalhães é mãe de Matheus, estudante do Cemei Vale das Orquídeas, e afirmou estar “muito satisfeita” com a Educação em Contagem. “Tenho outros dois filhos que estudaram em escola particular. Hoje estou muito satisfeita com a escola municipal que investe em inclusão. Matheus tem síndrome de Down e ele já aprendeu o alfabeto, os números, as cores, tudo por meio da tecnologia.  Os tablets vão ajudar muito”, comemorou.

Além de professoras, dirigentes, crianças e familiares, participaram da cerimônia. O subsecretário de Ensino, Anderson Cunha, a superintendente de Educação Infantil, Mayara Luna Rocha, e o subsecretário de Tecnologia e Informação, Fernando Lopes.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Repórter Fernando Dutra

Foto Luci Sallum/PMC