Prefeitura de Contagem propõe 38% de recomposição salarial e reajuste para os trabalhadores em educação. Piso será o maior da Região Metropolitana

Dando continuidade ao diálogo com representantes do funcionalismo público, a Comissão Permanente de Negociação Coletiva – Copenc do Governo reuniu-se nesta quinta-feira (10/03), com a coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Contagem – Sind-UTE, Subsede Contagem.

O Governo está propondo uma recomposição e um reajuste salarial que colocará Contagem como o maior piso salarial pago à educação na Região Metropolitana de BH e um dos maiores do Estado de Minas Gerais. Pela proposta os profissionais da educação (magistério e administrativo) terão uma recomposição salarial de 24,38%, elevando os atuais R$ 2.390,23 para R$ 2.972,97. Sobre este valor recomposto, a Prefeitura propõe ainda o reajuste geral de 11%, em 1º de maio, em acordo com o projeto de lei que será enviado pelo Poder Executivo à Câmara dos Vereadores. Deste modo, o vencimento da categoria em Contagem passará dos atuais R$ 2.390,23 para R$ 3.300,00, que equivale a um aumento total de 38,06% no vencimento inicial da carreira.

Tanto a recomposição, quanto o reajuste são extensivos a todos os profissionais, contratados, aposentados e pensionistas, da Rede Municipal e da Fundação de Ensino de Contagem – Funec. A expectativa do governo é que o reajuste seja pago já no próximo mês de maio.

“O meu compromisso está sendo cumprido: valorizar a educação. Sem dúvida este piso que vamos pagar para nossos educadores e educadoras será o maior piso da região metropolitana, e um dos maiores do Estado”, afirmou a prefeita Marília Campos.

A prefeita ainda afirmou que estão em análise os reajustes para os diretores e vices. “O nosso compromisso é de uma recomposição também substancial nos vencimentos. A Gratificação de Incentivo à Lotação e Fixação – GILF, paga aos professores que lecionam em Nova Contagem, também será reajustada”.

Repórter Jefferson Lorentz