Prazo para participação do Concurso de Desenho e Redação termina na próxima sexta-feira

Autores de melhores desenhos e textos ganharão prêmios

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizam em conjunto um concurso de redação e desenho voltado para estudantes da rede municipal de ensino. Podem participar estudantes dos 1º, 2º, 3º e 8º anos do Ensino Fundamental.  Os alunos dos anos iniciais concorrem na categoria Desenho. Já os do 8º ano concorrem na categoria Redação.

Nas escolas, a produção dos materiais começou na segunda-feira (10) e deve se estender até a próxima sexta-feira (14). O foco é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao meio ambiente. O concurso é uma forma de celebrar o dia da árvore, comemorado em 21 de setembro.

A ação também faz parte do plano de governo da Semad denominado “Cidade Verde”, que visa a plantação de 100 mil mudas de árvores e outras plantas no município. “Essa ação conjunta com a Seduc é uma forma de conseguirmos levar mais informação sobre os cuidados com a natureza para as mais variadas faixas etárias”, destaca a coordenadora ambiental da Semad, Rosana Matias.

Cerca de 17.300 estudantes terão

Comissão conversa sobre critérios de avaliação

a possibilidade de participarem do concurso. Para a também coordenadora ambiental, Iara Silva, as atividades despertam nos alunos o pensamento consciente e atitudes de preservação ambiental. “Sabemos que os desenhos e as redações vão aguçar a forma de vida e pensamento dos cada estudante”, explicou Iara.

O tema do concurso é “Meio Ambiente: Por uma Contagem Mais Verde”. Após a produção os trabalhos cada escola irá escolher o que vi representar a instituição. Uma comissão julgadora, formada por profissionais da Seduc e da Semad, definirão os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro.

No dia 21 de setembro as secretarias irão desenvolver ações nas escolas vencedoras. Haverá também o plantio de árvores da espécie do cerrado ou mata atlântica nas instituições. A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação está empolgada com a participação. “O concurso tem motivado os estudantes e despertado o interesse pela preservação”, enfatizou a superintendente de Projetos Especiais e Parcerias da Seduc, Ludmilla Soares.

O edital completo do concurso está disponível aqui. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail eduambiental.contagem@gmail.com ou pelo telefone 3352-3072.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu