Patrulha Escolar promove atividades recreativas e educativas no primeiro dia de aula

Aliando proteção com prevenção, a Patrulha Escolar da Guarda Civil de Contagem recepcionou os alunos da Escola Municipal Giovanini Chiodi, na regional Vargem das Flores, que retornaram às aulas presenciais nesta quarta-feira (9/2).

Para celebrar o início do ano letivo, a equipe desenvolveu atividades educativas e interativas e promoveu momentos de descontração a partir da apresentação da Banda de Música da Guarda Civil, que trouxe um repertório variado e animado; e da exibição do Show Dog, uma atração na qual cães da raça Border Collie atendem a comandos básicos e saltam obstáculos em um circuito montado na área externa da escola.

A patrulha também distribuiu alguns brindes aos estudantes, doados pelas empresas Port e Leitura e, ainda, deixou mensagens de incentivo para que crianças e jovens se vacinem contra a Covid-19.

“Atividades como essa fazem parte das diretrizes da patrulha. Além do policiamento preventivo no entorno das unidades educacionais, queremos estreitar as relações com a comunidade escolar, evidenciando que nem sempre estaremos presentes para registrar ocorrências”, destacou a gerente da Patrulha de Proteção Escolar, Renata Nunes.

De acordo com Nunes, a Patrulha pretende, neste ano, ampliar sua atuação preventiva, atendendo um número maior de escolas. “É fundamental resgatarmos esse contato, depois de quase dois anos de pandemia. Iniciamos pela Giovanini Chiodi, mas a intenção é passar por todas as unidades até o final deste ano, promovendo palestras e atividades recreativas, consolidando a imagem de que Contagem tem uma guarda cidadã e comunitária”, acrescentou.

Para o diretor da escola Giovanini Chiodi, Thiago Caminho, retornar às aulas com a presença da Guarda Civil é importante para nossa comunidade, especialmente porque a unidade está localizada em uma região carente e que, em certa medida, convive com situações de violações de direitos. “Fomos coroados com essa ação da Patrulha, que foi muito bacana. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um outro lado da corporação; um lado descontraído, acolhedor e educativo”, mencionou.

A Escola Municipal Giovanini Chiodi está localizada na Vila Ipê Amarelo, na região de Nova Contagem. A unidade atende aproximadamente 860 estudantes do 1º ao 9º ano, divididos entre os turnos da manhã, tarde e noite.

Profissionais da Rede de Ensino de Contagem interessados em levar as atividades da Patrulha de Proteção Escolar para sua escola, devem entrar em contato por meio do e-mail: protecaoescolar@contagem.mg.gov.br

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Patrulha Escolar da Guarda Civil na volta às aulas na Escola Giovanini Chiodi - 09/02/2022

Repórter Carol Cunha

Foto Elias Ramos/PMC