Participação de estudantes de Contagem em premiação chama a atenção da Unesco

Crianças representaram os alunos da rede que participam de ações de aprendizado ao longo da vida.

Gabriel Ribeiro, de 10 anos e Matheus Fellipe, de 12, foram os dois estudantes selecionados para participar da solenidade que premiou Contagem como Cidade de Aprendizagem. Os alunos passaram quatro dias em Cork, na Irlanda. Acompanhados do prefeito Alex de Freitas, do secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves e de três educadores da rede municipal de ensino, os estudantes tiveram a missão de receber o título que coloca Contagem entre as cidades do mundo que desenvolvem ações que garantam um melhor aprendizado à população ao longo da vida.

A menção foi concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2017, dezesseis municípios foram agraciados. Contagem foi o único no Brasil.

Os estudantes que participaram da solenidade foram selecionados com base na participação deles em projetos ligados à Cidade de Aprendizagem e no perfil escolar, como desempenho, comprometimento com frequência e tarefas e comportamento respeitoso com os profissionais da escola e com os colegas.

Gabriel é estudante do 5º ano da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca e Matheus está no 6º ano, na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio. A presença dos alunos na solenidade foi elogiada chamou a atenção dos organizadores. Contagem foi a única comitiva que levou crianças. “Levar os estudantes teve um significado especial. Eles representaram cada contagense que participa das ações que fazem nossa cidade ser uma “Cidade de Aprendizagem. Por serem os únicos estudantes na premiação, os membros da Unesco que organizaram o evento deram bastante atenção a eles”, comentou a secretária adjunta de Educação, Claudia Caldeira.

Além de receberem o título, Gabriel e Matheus participaram de palestras da 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem, que teve o objetivo orientar as cidades na implementação da aprendizagem ao longo da vida.

Após a solenidade, os estudantes puderam conhecer museus e pontos turísticos da Irlanda e Holanda. Matheus comentou que foi emocionante ter contato com pessoas de diversas partes do mundo. “As pessoas foram muito simpáticas e gostaram de ver a nossa participação”, comemorou.

Já Gabriel ficou encantado com as construções medievais. “Nunca imaginei que iria conhecer um castelo de verdade”, comentou Gabriel ao visitar o Blackrock Castle, construção do século XVI que atualmente abriga um observatório astronômico.

A próxima premiação e Conferência Internacional de Aprendizagem da Unesco ocorrerá em 2019. Contagem irá se candidatar para ser sede do evento.

Reportagem: Júlio César Santos e Leonardo Melo
Fotos: Divulgação