Marcha de combate ao racismo e intolerância religiosa mobiliza estudantes de Contagem

Aproximadamente 1000 estudantes de escolas municipais foram às ruas pelo fim do preconceito

A marcha de enfrentamento e combate ao racismo e intolerância religiosa contou com a presença de 18 escolas da rede municipal de ensino. Aproximadamente mil estudantes percorreram as ruas de Contagem pedindo o fim do preconceito. A concentração foi na praça Paulo Pinheiro Chagas no bairro Novo Eldorado. De lá, os manifestantes seguiram para a praça Iria Diniz. Eles ocuparam todas as pistas da avenida Firmo de Matos, uma das principais vias da cidade.

Os estudantes foram para a manifestação com faixas e cartazes. As turmas da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira colocaram a fanfarra na rua. Durante todo o ano, são aplicados em sala de aula, conceitos que propõem a tolerância racial e religiosa, a valorização da raça e o respeito à adversidade. Segundo a diretora da escola, Eunice de Melo Sá, os debates desencadeiam mudanças nos estudantes. “É perceptível que quanto mais debatemos esses temas, mais os estudantes enxergam os colegas com mais respeito. Também tem sido raro os problemas com bullying”, exclamou Eunice.

O combate ao racismo e intolerância religiosa são temas debatidos com frequência nas escolas municipais. A lei federal 10.639/2003, determina que as instituições de ensino incluam no currículo a história e cultura afro-brasileira. “Essa mobilização nas escolas é uma forma de conscientizar os nossos estudantes a construir uma sociedade justa e igualitária”, explicou Erdiléia Paiva, formadora educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Essa é a quarta vez que acontece a marcha de combate ao racismo e intolerância religiosa na cidade. Além dos estudantes, o ato contou com grupos culturais e integrantes religiosos de diversos segmentos.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Ricardo Lima