Funec promove encontro de sensibilização de estudantes para concurso de redação

A Fundação de Ensino de Contagem – Funec está promovendo o 2º Concurso de Redação, voltado para estudantes da entidade que terá como tema a “Representatividade política e autonomia das mulheres em uma sociedade marcada pelas desigualdades: como mudar essa realidade?”.

Para auxiliar os estudantes da Funec na produção dos textos foi realizado um processo de sensibilização, transmitido pelo Canal da Educação de Contagem, no Youtube, e mediado pela estudante do 3º ano da Funec Cruzeiro do Sul, Stefany Rocha.

Para a presidenta Funec, Telma Fernanda Ribeiro, a pauta do concurso deste ano é muito importante para a construção de uma sociedade mais igualitária. “Temos uma oportunidade de levarmos esse debate para nossas unidades escolares e construir propostas de políticas públicas com o objetivo de diminuir as desigualdades, aumentar a forma das mulheres atuarem nos espaços políticos e na sociedade

A subsecretária de Direitos Humanos, Lorena Lopes, apontou como essencial a educação levar o debate da luta das mulheres para as escolas. “É preciso trazer luz sobre a representatividade das mulheres. Precisamos aprofundar as discussões para fazer de Contagem uma cidade mais feliz, mais digna e menos desigual”, afirmou.

A superintendente de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Camilla Marques, também contribuiu na sensibilização dos estudantes. Ela destacou a importância da ocupação das mulheres nos espaços políticos. “No Brasil temos essa subrepresentatividades das mulheres nesses espaços. O primeiro desafio é ocupar o espaço para que depois possamos ampliar para outras mulheres. Temos que começar a partir da juventude, que tem um papel importantíssimo de trazer as demandas sociais para a política e ocupar os espaços de forma efetiva e afetiva”.

Daniele Tiffany, chefe de gabinete da prefeita Marília Campos, afirmou que os desafios são inúmeros na ocupação de espaços de poder pelas mulheres. Para ela, o concurso de redação, além do processo de escrita, deve ser um processo de transformação, de consciência, diálogo, empoderamento e autonomia para que outras meninas possam se projetar e ocupar espaços de poder e de transformação.

“Mulheres são mais cobradas ao chegar no mercado de trabalho. Na política, as mulheres são a maioria dos eleitores, mesmo assim, o Brasil é um dos países com menor representação política”. É o que afirma a professora, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Estado, gênero e diversidade da Fundação João Pinheiro, Letícia Godinho, também participante da etapa de sensibilização dos (as) estudantes da Funec.

A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, destacou dados importantes quanto à representatividade de mulheres na política, quando representam 52% da população brasileira e ocupam apenas 15% das cadeiras legislativas no país.

“A média mundial é de 30% e o Brasil é o lanterna na América Latina. Temos que trabalhar essa construção de forma pedagógica, cotidiana. Representatividade importa”, destacou Neimara, que complementou:“fizemos visitas a todas as unidades da Funec levando a reflexão que os direitos conquistados não estão prontos e acabados, ainda há muito a se avançar e combater retrocessos”.

2º Concurso de Redação da Funec

A segunda edição do Concurso de Redação da Funec terá como tema a “Representatividade política e autonomia das mulheres em uma sociedade marcada pelas desigualdades: como mudar essa realidade?”.

As inscrições estão abertas a todos e todas estudantes regularmente matriculados (as) na Fundação de Ensino de Contagem e devem ser realizadas pelos (as) próprios (as) educandos (as), pela internet, entre os dias 18 e 24 de abril.

Na 1ª etapa cada unidade da Funec fará a seleção da melhor redação que concorrerá ao prêmio final. Depois, num 2º momento, a Comissão Organizadora e Avaliadora selecionará, dentre as dez redações concorrentes, as cinco melhores.

A premiação será um notebook para a melhor redação escolhida pela Comissão Organizadora e Avaliadora e um AmazonEchoDot (Alexa) para as redações classificadas do 2º ao 5º lugares. A publicação do resultado final será feita no dia 14 de junho.

Para mais informações do 2º Concurso de Redação da Funec, acesso ao Edital e cronograma completo, clique no link abaixo:

Repórter Fernando Dutra