Estudantes promovem workshop sobre a qualidade da água

Alunos do 3º ano da Funec Centec desenvolveram projetos e ações sobre os recursos hídricos.

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, promoveu em suas dependências o 1º Workshop de Tratamento das Águas, elaborado pelos alunos do 3º ano do curso técnico de Química.

O evento organizado pelas professoras Girlaine Castro e Kênia Lea serviu para mostrar os cuidados e deveres que devemos ter com a água. Os alunos preparam experimentos de coletas e fizeram maquetes de estações de tratamento para exemplificar como acontece o processo. “Os projetos deram a oportunidade única de aplicar os conteúdos estudados durante o ano”, ressalta a estudante de química, Maria Júlia

O workshop foi importante para agregar valor e conhecimento para os alunos que participaram, especialmente para aqueles que construíram as maquetes, pois é uma forma de aprendizagem baseado no fazer e o cuidar que devemos ter com a água do planeta. “A postura profissional e a qualidade técnica, reafirmam que os alunos estão prontos para uma brilhante atuação no mercado de trabalho, tendo em vista o que foi produzido”, afirma a professora Kênia Lea.

Diversos projetos chamaram a atenção, mas o que despertou maior curiosidade entre os presentes foi o de Controle e Qualidade da Água da Lagoa da Pampulha, feito e analisado pelos alunos. Foram feitos testes físico-químicos para o controle de propriedades. “Todos os projetos foram avaliados de maneira positiva e acredito que possamos desenvolver novas tecnologias para o uso e cuidado da água”, finalizou a professora Girlaine Castro.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Divulgação
Publicação: 04/01/2018