Estudantes de Nova Contagem participam de ação sobre educação no trânsito em BH

Ação foi realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e reuniu diversos estudantes da Região Metropolitana

A Escola Municipal Professora Ana Guedes, da Regional Vargem das Flores, representou Contagem no evento de comemoração à Semana Nacional do Trânsito, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na capital mineira. Além dos alunos de Contagem, centenas de estudantes da capital e de outras cidades da região metropolitana puderam interagir em diversas atividades. O objetivo foi orientar as crianças e os jovens sobre os cuidados no trânsito.

Os cerca de 30 estudantes do 9º ano puderam jogar um quizz sobre a forma correta de agir no trânsito, tiveram orientações sobre direção defensiva e cuidados com a manutenção com os veículos.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar montou uma base comunitária na Praça da ALMG e mostrou como é realizado o teste do bafômetro em uma blitz e a medição transparência de insulfilmes. As atividades contaram com a apresentação de serviços e ações desenvolvidos pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT).

Para o estudante Natanael Evangelista, sair da sala de aula e ter a oportunidade de fazer atividades ao ar livre foi de extrema importância. “Acredito que toda aula prática é benéfica para o estudante. Na sala de aula, apenas ouvimos falar como acontece as situações no trânsito, estando aqui vivemos a prática”, destaca Evangelista.

A vice-diretora, Marta Siqueira, também, aprovou a iniciativa. “O objetivo foi concretizado. Sempre levamos a temática dos cuidados com o trânsito. Acredito que hoje os alunos saem daqui com mais conhecimento para entender as situações que nos cercam no dia a dia”, finalizou.

Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito é realizada anualmente no mês de setembro. Neste ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “Nós somos o trânsito”. A proposta é promover uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. O foco é estimular todos os condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Confira mais fotos do evento clicando AQUI.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu