Estudantes de Contagem participam de tradicional celebração religiosa

Alunos levaram mensagens de paz e solidariedade aos participantes

Dezenas de estudantes das escolas Sabino Barroso, Eli Horta e Leonardo Sadra participaram do Jubileu de Nossa Senhora das Dores, comemoração religiosa tradicional em Contagem. Os alunos foram responsáveis por carregar a bandeira da paz e cantar a música “É bonita demais” de José Vicente.

A solenidade propôs uma reflexão sobre a paz e a superação da violência, tema da campanha da Fraternidade deste ano. Os estudantes distribuíram tsurus, dobradura em formato de pássaro, passando a mensagem de amor ao próximo.

Segundo a vice-diretora da Escola Municipal Sabino Barroso, Iara Queiróz, os temas propostos durante o Jubileu se transformam em trabalhos pedagógicos. Na escola são aplicados conceitos sobre solidariedade, respeito ao próximo, direitos à dignidade e estudos sobre a constituição. “O que fazemos é transformar as propostas em gestos concretos. É preciso falar, debater, mas é mais importante agir”, destacou a vice-diretora.

E foi por meio de ações que os estudantes conseguiram ajudar o projeto Pão Nosso, da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Os alunos arrecadaram cerca de cem litros de leite que serão doados a moradores em situação de rua da cidade. Voluntários do projeto saem durante à noite distribuindo alimentos a quem não tem moradia. “Esse é um dos papéis da escola e uma das propostas da disciplina de ensino religioso: repassar valores e bons costumes, formando assim, cidadãos conscientes”, destacou o assessor educacional, Gustavo Henrique da Costa.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 22/03/2018