“EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, TODOS PELA VIDA”

SEMANA DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO AO USO/ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DE CONTAGEM/MG.

FIQUE LIGADO!

O álcool e as drogas são itens de fácil acesso para adolescentes e jovens de qualquer classe social. Na tarefa da prevenção, família e escola precisam andar de mãos dadas, estimulando hábitos de vida saudáveis e proporcionando o conhecimento sobre os efeitos nocivos dessas substâncias à saúde. Confira abaixo algumas outras alternativas saudáveis que provocam prazer e melhoram nossa qualidade:

Vamos substituir o uso abusivo de álcool e outras drogas por práticas saudáveis!

PRATICA DESPORTIVA: O exercício físico e a prática esportiva fazem bem a saúde. O esporte provoca a liberação de substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado. Ajuda a manter suas principais habilidades mentais afiadas e reguladas, melhoram a qualidade do sono e reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças.

HABILIDADES SOCIAIS: Habilidades sociais incluem comportamentos como fazer e responder perguntas, fazer e receber elogios, pedir e dar feedback nas relações sociais, iniciar e manter conversação, fazer e recusar pedidos, manifestar opinião, desculpar-se, expressar sentimentos, lidar com as críticas e com a pressão do grupo, entre outros. As habilidades sociais podem prevenir comportamentos de risco à saúde, já que podem tornar o adolescente capaz de decidir por si mesmo, de recusar convites danosos à sua saúde e de discordar do grupo em momentos de pressão para uso de drogas. Cultive boas amizades e bons relacionamentos!

HABILIDADES ARTÍSTICAS: Durante a adolescência, essa fase de amadurecimento, alguns cursos de artes podem ser essenciais para que esses compreendam sua identidade e virtudes.

·Desenhar na adolescência pode ser uma saída para que jovens artistas consigam expressar suas ideias e emoções.

·Aprender a tocar um instrumento ajuda a coordenação

motora ampla e fina, consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica e memória.

· As batidas das danças urbanas encantam os adolescentes e jovens, dando a sensação de liberdade e ajudando a formar uma identidade protagonista. Os benefícios incluem condicionamento físico, fortalecimento muscular, disciplina, autoestima, expressividade, ritmo e coordenação motora.

. O teatro é uma boa pedida para qualquer um que quer descobrir a si mesmo e o mundo a sua volta. Essa arte ajuda na expressão vocal, facial e corporal, criatividade, desinibição, dicção, observação e relações interpessoais.

· O Desenho Digital aumenta algumas habilidades, como coordenação motora fina, expressividade, observação, percepção visual, criatividade e senso crítico.

Após essas dicas, você perceberá que existem outras formas saudáveis de prazer. Então, fique ligado! Esteja atento e cuide do seu corpo, da sua mente e do seu futuro!

Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Contagem/MG – COMADC