Diretoria de Merenda Escolar da Seduc promove ação de educação alimentar e nutricional para comunidade escolar de Contagem

A Secretaria Municipal de Educação promove a ação Educação Alimentar e Nutricional nas escolas do município. O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Merenda Escolar e teve a primeira experiência ocorrendo no Anexo Mariângela Bonfim Frederico, na região do Eldorado, na quarta-feira (27/4).

A atividade envolveu 114 crianças de 4 e 5 anos que participaram de uma brincadeira cujo objetivo era identificar as frutas por meio do olfato e tato, sem a visão. A proposta da atividade era incentivar o consumo de frutas pelas crianças.

As crianças participaram de uma brincadeira de ‘batata-quente’, ao som de músicas que tratam do tema. Ao final da atividade, as crianças puderam apreciar uma salada de frutas preparada pela empresa responsável pela oferta da merenda escolar no município.

Outras ações que envolvam a comunidade escolar estão previstas.

Programa Nacional de Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, conforme a Resolução CD/FNDE nº 06/2020, tem por objetivo, não só a oferta de refeições no ambiente escolar, mas também promover o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

Nesse contexto, a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação de Contagem elaborou um projeto de Educação Alimentar e Nutricional para o ano de 2022, focado em ações para a Educação Infantil e na conscientização das famílias e responsáveis.

Caso seja de interesse dos dirigentes escolares a realização dessas ações em sua unidade, é necessário realizar o pedido à Diretoria de Merenda Escolar pelo e-mail seduc.alimentacao@contagem.mg.gov.br