Dia Nacional do Escritor é hoje

Para escrever bem, nada melhor do que ler muito. E as bibliotecas escolares têm papel fundamental nesse incentivo.

oje, dia 25 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Escritor. O ofício da escrita envolve pensamento e escrita, letramento e observação, fantasia, crônica, verso e narrativa, experimento e ensaio. Para isso é necessária muita leitura, fio condutor das criações literárias que impulsiona em direção a um mundo novo e melhor. Afinal, a leitura é fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo. E qual o melhor lugar para a evolução da escrita, senão a escola e as bibliotecas escolares?

De acordo com a secretária-adjunta de Educação, Dagmá Brandão Silva, a rede municipal de ensino de Contagem dispõe de 78 bibliotecas escolares, uma em cada escola municipal de ensino fundamental do município e em cada uma das dez unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). “A biblioteca escolar tem a função de apoiar e fortalecer projetos pedagógicos das escolas, fortalecendo a cultura da leitura e da escrita”, destaca a secretária-adjunta.

Em muitas dessas bibliotecas são desenvolvidos projetos que levam os alunos a vivenciar experiências que desafiam o entendimento do senso comum quanto ao ato de ir à escola. A Escola Municipal Newton Amaral Franco é um desses exemplos. Lá, a bibliotecária Sheila Rodrigues desenvolveu o projeto “Luz, Câmera e Ação!”, um trabalho que se baseia na linguagem de cinema que levou 17 alunos a figurar na 27ª edição do prestigiado Festival Anima Mundi, pela primeira vez na história de Contagem.

Na Funec Nova Contagem, na biblioteca Cora Coralina, também é possível encontrar uma bonita iniciativa de incentivo à leitura e à escrita, o Café com Leitura, que acontece no intervalo das aulas, quando os alunos apresentam trechos de livros e de músicas que são colocados em discussão, com a mediação da bibliotecária da Cora Coralina, Cilene Ferreira, ou de algum professor. Temas diversos são discutidos pelos participantes, a partir dos trechos apresentados.

Ei, você, que faz parte da comunidade escolar da rede municipal de ensino de Contagem: procure a biblioteca da sua escola e comece já uma vida melhor!

Reportagem: Carolina Brauer
Arte: Renata Coura