Contagem recebe título internacional de Cidade de Aprendizagem

Foi a única cidade do Brasil premiada pela Unesco na Irlanda.

Contagem recebeu nesta segunda-feira (18) o título de Cidade de Aprendizagem. A menção é concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aos municípios que desenvolvem ações que garantam um melhor aprendizado à população ao longo da vida. Dezesseis cidades no mundo foram premiadas. No Brasil, apenas Contagem recebeu o título.

A premiação ocorreu durante a 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem, na cidade de Cork, na Irlanda. O prefeito Alex de Freitas recebeu o título das mãos dos integrantes do Instituto da Unesco para a Aprendizagem ao Longo da Vida. “É um prêmio bastante importante e isso reafirma o compromisso que temos com a educação. Acredito que a única maneira de mudar substancialmente a cidade é investir na educação”, destacou Alex de Freitas.

Participaram da solenidade o ministro de Educação da Irlanda, representantes das cidades que constituem a Rede Global de Ciências da Aprendizagem da Unesco, dos Estados Membros da Unesco, das Comissões Nacionais da Unesco, além de membros de organizações internacionais, organizações não-governamentais (ONG’s) e do setor privado.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, a secretária-adjunta, Claudia Caldeira, dois estudantes e três educadores da rede de ensino de Contagem também participaram das comemorações.

Contagem foi eleita Cidade de Aprendizagem por um júri internacional, que analisou progressos na área da educação. Exemplos que fazem Contagem ser uma Cidade de Aprendizagem são projetos educacionais, sociais e culturais.

Alex de Freitas informou que o atual governo prevê um investimento no setor dez vezes no maior que a administração passada. “Já está sendo construída uma escola integral, que vai atender 2.500 estudantes. Outras sete, no mesmo modelo, também serão criadas. A prefeitura já fez parceria com a Microsoft e vai oferecer, no próximo ano, notebooks para os cinco mil alunos do 6º ano. Também serão feitos investimentos em digitalização de ensino, como instalação de lousas digitais e oferta de internet nas escolas, para facilitar os estudos. Além disso, os educadores passam por processos de formação com o intuito de garantir mais qualidade no ensino. Todas essas ações fazem com que a Unesco nos reconheça como Cidade de Aprendizagem”, comemorou o prefeito.

Nesta terça-feira (19), Alex de Freitas vai apresentar na Conferência Internacional as metodologias de Cidade de Aprendizagem aplicadas em Contagem.

Reportagem: Júlio César Santos