Começam as obras de reforma da E.M Ápio Cardoso em Nova Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, iniciou nesta quarta-feira (16/3), as obras de reforma da Escola Municipal Ápio Cardoso, localizada no bairro Nova Contagem, na Regional Vargem das Flores. A escola estava interditada, desde o final do ano passado, pela Defesa Civil, devido aos riscos geológicos existentes.
A subsecretária de Gestão e Operações da Seduc, Maria Stela de Barros, disse que, com a reforma, o problema será resolvido e as obras vão garantir a segurança das crianças e dos servidores no local. “A reforma é necessária para recuperar o telhado e melhorar a estrutura da edificação que já tem 30 anos. Para que o cronograma das obras seja cumprido, os trabalhadores vão estender o turno até às 22h. Teremos nossa escola toda recuperada no prazo de até três meses”, afirmou.
Segundo o subsecretário de Obras da Semobs, Jaci Cota, “para resolver, definitivamente, a questão do risco na escola, que, em gestões anteriores, também recebeu reformas, serão executadas diversas intervenções como recuperação do telhado e dos locais que contém infiltrações; drenagem superficial, com escoamento da água das chuvas; e contenções para evitar deslizamentos”, disse.
Todo o conjunto de obras previstas para a reforma da escola atende as exigências da Defesa Civil. O prazo de execução dos trabalhos é de até três meses. Após a entrega da obra, a Defesa Civil irá realizar uma nova vistoria no local e autorizar o funcionamento da escola novamente.
No local, também estão sendo executados serviços de poda de árvores, capina e manutenção.
Os estudantes da Escola Municipal Ápio Cardoso estão frequentando as aulas, temporariamente, no Centro de Referência à Criança e ao Adolescente – Espaço Crescer, no bairro Darcy Ribeiro, até a conclusão das obras e entrega da escola para a comunidade.
Repórter Adriana Borges // Foto: Elias Ramos