Campanha “Liga da Vacina” movimenta Contagem e garante proteção de crianças para a volta às aulas

A Prefeitura de Contagem está reunindo todos os esforços para garantir a imunização da população e vencer a pandemia. Prova disso, foi a Campanha “Liga da Vacina”, que teve mais uma edição, neste sábado (5/2), e ofereceu a primeira dose às crianças de 6 a 11 anos do município. Ao todo, foram aplicadas 2.143 doses da vacina infantil contra a Covid-19.

Desde cedo, houve aplicação de vacina na Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco, no bairro Tijuca, região Nacional, no Shopping Contagem, na região Ressaca, e no Só Marcas Auto Shopping, região Industrial.

A campanha foi direcionada para crianças sem comorbidades a partir de 6 anos, e com comorbidade e deficiência permanente, crianças indígenas e quilombolas, entre 5 e 11 anos.

Para garantir a animação e atrair ainda mais os pequenos, vários personagens do universo dos super-heróis marcaram presença nos pontos de vacinação, tornando a “Liga da Vacina” ainda mais forte. Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Mulher Maravilha, Super Girl e Transformers fizeram a festa da garotada, que entrou no clima e compareceu com fantasias criativas de seus heróis preferidos e ainda ganhou “Certificado de Coragem” após receber o imunizante no braço.

Atualmente, Contagem faz aplicação das vacinas da Pfizer e Coronavac, ambas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para uso no Brasil em crianças de 5 a 11 anos. O Secretário de Saúde, Fabrício Simões, fez questão de frisar que os imunizantes são seguros e eficazes.

Até a última quinta-feira (3/2), haviam sido convocados 50.567 para a imunização. Deste total, 10.095 crianças do público-alvo (7 a 11 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades, quilombolas e indígenas) já tinham sido imunizadas no município, o que representa 14,7%.

“Toda tecnologia na área da saúde passa por pesquisas a fim de identificar se essa tecnologia pode oferecer algum risco à saúde ou não. As vacinas que estão sendo oferecidas no Brasil para as crianças de 5 a 11 anos estão autorizadas pela Anvisa, agência que tem o papel de avaliar a eficácia e a segurança dessas vacinas. Elas são aprovadas por agências reguladoras de outros países também. Sempre acompanhamos informações e estudos científicos realizados no mundo inteiro para avaliar se teve efeito adverso ou não teve e podemos assegurar com muita certeza que a vacina é segura, os pais podem ficar tranquilos. O risco de pegar Covid-19, adoecer e até ir a óbito é muito maior do que qualquer risco que a vacina possa representar”, ressaltou.

A diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Clarissa Domingos de Castro, celebrou o sucesso da campanha “Liga da Vacina” neste sábado, pela forte adesão do público. Os três locais tiveram intenso movimento desde o início da ação. Ela lembrou que a aplicação das doses infantis seguirá ao longo desta semana, que antecede a volta às aulas na rede pública.

“A expectativa foi além do esperado, o público abraçou a vacinação. Nosso objetivo é vacinar o maior número de crianças porque as aulas vão iniciar e as crianças também correm risco se estiverem vulneráveis. Esperamos que o sucesso da campanha continue ao longo da semana, porque é a vacina que vai fazer vencermos a pandemia”, afirmou.

Fabrício Simões pontuou a necessidade de conscientização por parte dos pais a respeito da importância que a vacinação tem para a volta às aulas. O secretário explicou que as crianças imunizadas, além de estarem protegidas, reduzirão a capacidade de espalhar o vírus no ambiente escolar.

“A vacina não impede que a criança pegue Covid, mas, impede que evolua para um caso grave, com internação, e até o risco de morte. Se a criança está vacinada, a carga viral é bem menor, portanto, a capacidade de transmissão diminui, e, aí, destacamos a volta às aulas. É fundamental que os pais levem seus filhos para se vacinarem para que tenham um ambiente sanitário seguro nas escolas”, ressaltou.

Presente nos três postos extras de vacinação que receberam a Campanha “Liga da Vacina” neste sábado, a prefeita Marília Campos também ponderou a urgência que Contagem tem em vacinar as crianças antes do início das aulas e destacou que o município possui diversos pontos para imunização, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Adolescentes e adultos de todas as idades também podem procurar as unidades de saúde para tomarem a primeira ou segunda dose. Quem recebeu a dose dois há quatro meses ou mais, deve receber a dose de reforço.

“É muito importante vacinar as crianças para garantirmos a volta às aulas com mais segurança para toda a comunidade escolar. Temos várias unidades de saúde em todos os territórios, e temos também o Carro da Vacina circulando nos pontos de concentração. Não deixe de vacinar seu filho. Quem ama cuida e, hoje, cuidar das nossas crianças e da população é com vacina no braço para garantir proteção de todos”, finalizou.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Liga da Vacinação contra Covid-19 - 6 a 11 anos -  05/02/2022

Repórter Rômulo Abreu