Ações nas escolas orientam estudantes sobre a febre maculosa

Alunos de escolas da regional Nacional participam de palestras e recebem material informativo sobre a doença.

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza, em junho, ações educativas nas escolas da regional Nacional, com o objetivo de orientar os estudantes sobre os riscos da febre maculosa e as formas de prevenção.

Na oportunidade, os estudantes participam de palestras e apresentações musicais e recebem material educativo e informativo sobre a doença. As ações levam em conta a idade das crianças, que participam de palestras ou de atividades recreativo-educativas, utilizando técnicas lúdicas e musicais. O tempo de duração das atividades é de, aproximadamente, 25 minutos.

O educador ambiental Rodrigo Ribeiro justifica a escolha dos locais para as ações de conscientização e prevenção: “Na regional Nacional é onde estão concentrados os casos de febre maculosa. A gente espera que as crianças virem multiplicadores do conhecimento que estamos passando, deixando claro que a culpa da doença não é do animal, mas da bactéria. Portanto, deve-se cuidar e higienizar os animais”.

Érica Andrade, chefe da UBS Efigênio de Lima, é a representante da Secretaria de Saúde nos eventos. Ela faz um resumo das atividades: “Estamos orientando sobre as prevenções contra a febre maculosa, alertando para os sinais e sintomas e explicando um pouco sobre diagnóstico diferenciado entre a febre maculosa, chikungunya, dengue e gripe, que possuem sintomas parecidos. Esperamos que as crianças levem essas informações para os familiares”.

Em meio a apresentações teatrais e musicais, os alunos demonstram bastante receptividade ao evento e participam intensamente, interagindo com os palestrantes e fazendo diversas perguntas. A Prefeitura de Contagem acredita que prevenir é a melhor forma de evitar a febre maculosa.

Veja o cronograma das ações nas escolas nesta semana:

E. M. Vereador Benedito Batista

– 7h30 às 11h20 – 11 turmas, do 6º ao 9º ano