Uma cidade que socializa seus bens culturais, educa as pessoas para uma cidadania plena

Para muitos, 2020 era um ano promissor, marcado por mudanças e expectativas. Não sabíamos, contudo, que seria, um ano que alteraria muito de nossas vidas, do nosso cotidiano e faria com que pequenas coisas, tão comuns para todos nós, como o simples fato de andar nas ruas ou, até mesmo, sentar à frente do portão de casa se alterassem tanto, mostrando o quão importantes elas são.

Devido à pandemia da Covid-19, que assola o mundo todo, tivemos que nos reinventar, readequar rotinas de trabalho e de vida, aprender coisas novas e utilizar a tecnologia em prol da comunicação, do desenvolvimento de atividades e do contato com as pessoas. CLIQUE AQUI.

Assim, foi preciso, sobretudo para os profissionais da educação, que eles se aventurassem e se redescobrissem no mundo da tecnologia, este que é tão presente na rotina de seus estudantes, agora, seria parte fundamental de seus trabalhos, para manter o compromisso para com o processo de ensino e aprendizagem de seus educandos. Parecia ironia que, mesmo professores, estes profissionais não apenas ensinariam, como precisariam aprender ainda mais o seu ofício, de um modo que nenhuma universidade ensinaria.

E foi dessa forma que a Secretaria de Educação de Contagem se inspirou, dedicando-se, buscando formas de manter seus estudantes em dia com conteúdos importantes e fundamentais a sua formação, a sua aprendizagem com o máximo de excelência que pôde.

Agora é momento de encerrar a publicação dos conteúdos no Blog Estuda Contagem, canal de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, que precisou mudar sua dinâmica para auxiliar ainda mais durante este período tão atípico de isolamento social, alterando sua função inicial de informar os cidadãos contagenses com as mais diversas e importantes notícias sobre a educação da cidade e tudo que a envolve, para se tornar, além disso, uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem a distância.

Foram 168 postagens que, durante a pandemia, propuseram um conjunto de temas, sugestões de trabalho e metodologias diversas com o objetivo de orientar as comunidades escolares, integrando família e escola num esforço de superação deste momento tão adverso que todos estamos vivendo.

Este material, que trouxe a contribuição de todas as superintendências e diretorias da Seduc, teve a intenção de inspirar os profissionais da educação na lida com o cotidiano de trabalho. Sabemos que eles tiveram de usar muita criatividade para manter os educandos em contato com a escola, mesmo a distância, na perspectiva da educação remota, em prol do contínuo desenvolvimento de toda a sociedade, pois, sem educação, não há progresso.

Nós, da Secretaria Municipal de Educação de Contagem, entendemos que educação contemporânea exige muito mais de nós, uma vez que tem como foco não somente educar, mas também cuidar e acolher, existindo, sobretudo, uma intencionalidade pedagógica nesta opção. Tornou-se necessário trazer para o centro da ação o conceito de cidade que educa, criar uma estética e uma ética que dialogassem com as comunidades e as trajetórias educativas dos sujeitos que vivem nestes espaços, sem, contudo, deixar de inovar, de propor mudanças importantes, necessárias e fundamentais neste novo processo do ensino a distância.

Sabemos que a escola forma e conforma as pessoas, ela é o espaço do ensino, da aprendizagem, da política, de ações sociais, emocionais, cognitivas e de reprodução da vida. Ela, também, traz consigo formas de cultura, de socialização, de valores, de identidades, de grupos sociais, de saberes, que caracterizam e que marcam os sujeitos de um determinado lugar, onde se encontram valores, éticas e pessoas diferentes.

O que interessa, a nós da Seduc, é que a forma de conviver condiciona a forma de ser – criança, jovem e adulto. Isso só foi possível por meio dos textos, das atividades, carinhosamente pensadas, idealizadas, discutidas e promovidas pelos profissionais da educação e que estiveram presentes em nossas publicações, buscando oferecer a todos um espaço, ainda que seja remoto, rico de cultura, artes e educação.

É necessário pensar a escola de forma nova, moderna, para que ela democratize o ensino, as artes, a cultura, trazendo novas possibilidades para as pessoas, formando novos cidadãos para uma sociedade cada vez mais exigente e que demanda de nós mais interesse, mais dedicação, mais conhecimento. Deste modo, queremos uma cidade marcada pela educação e pela cultura, uma cidade que seja sensível às condições humanas, em prol do progresso de sua sociedade, de seus cidadãos e de seus estudantes.

E, acreditamos, que Contagem se torna uma importante cidade neste momento, em que cumpre seu papel de Cidade Aprendizagem, oferecendo muito mais do que a “simples” educação, pois ela promoveu e promove, constantemente, a democracia, o desenvolvimento e oferece novas oportunidades para aqueles que nela vivem.

Neste momento, queremos, sobretudo, agradecer a todos os educadores e demais profissionais que atuaram neste ano, com o único objetivo de fazer melhor, de oferecer aos seus estudantes o seu contínuo progresso. E, aos nossos munícipes, fica a nossa gratidão por terem compreendido as dificuldades que enfrentamos e o apoio que nos deram.

Esperamos que em 2021 os sonhos sejam ainda maiores, que as vitórias sejam constantes e que, com a educação, existam muitos novos e lindos caminhos a serem percorridos.

Um carinhoso abraço de todos dessa grande família da Secretaria Municipal de Educação.