Prefeitura anuncia pagamento integral de gratificação retroativa para professores de Nova Contagem

A Prefeitura de Contagem vai pagar, de forma integral e em parcela única, os valores retroativos referente à Gratificação de Incentivo a Localização e Fixação – Gilf aos profissionais da Educação de Vargem das Flores. A Gilf, estava suspensa desde julho do ano passado.

A decisão do governo foi anunciada pela subsecretária de Administração, Érica Mendonça, durante reunião da Comissão Permanente de Negociação Coletiva – Copenc com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Contagem – Sind-UTE, realizada na quinta-feira (30/9).

Durante a reunião, a administração municipal também manifestou acordo em pagar o vale alimentação para os professores e pedagogos efetivos (servidores) que exercem a flexibilização e para os contratados que dobram a jornada. No entanto, será necessário a elaboração de um projeto de lei para garantir o benefício a ser apresentado em 2022, em função da Lei Complementar 173 de 2020, que impede o aumento de gastos no ano corrente.

Com relação a reivindicação de recomposição salarial do piso dos professores municipais, a Copenc informou que está realizando um estudo para avaliar os impactos orçamentários e financeiros envolvendo os servidores da Prefeitura de Contagem. A Copenc ainda elabora em paralelo uma proposta para ser apresentada à categoria.

A Copenc destacou também a importância da realização de reunião entre a Secretaria de Educação – Seduc e o Sind-UTE para debater os protocolos de retorno gradual das aulas na rede municipal, que vem ocorrendo de maneira satisfatória.

Uma nova reunião da Copenc com o Sind-UTE está agendada para o dia 4 de novembro. Na pauta, outros pontos de reivindicações do sindicato, como por exemplo, o pagamento retroativo do vale alimentação do quadro administrativo em trabalho remoto ou em sobreaviso – que tiveram seus benefícios cortados no ano passado. A Secretaria de Administração informou ainda que o pagamento do vale alimentação está sendo pago de forma integral para todos os servidores desde abril deste ano.

Repórter Jefferson Lorentz

Foto Elias Ramos/PMC