Seleção para ingresso na Funec Contagem mobiliza cerca de quatro mil jovens

Futuros alunos da instituição fizeram as provas seletivas na manhã do último domingo. Boa pontuação no Enem, possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e quadro qualificado de professores são atrativos para milhares de alunos e famílias que sonham com um futuro melhor.

Muita expectativa e esperança no porvir marcaram a manhã do último domingo (8), quando cerca de quatro mil inscritos foram à luta para fazer as provas do processo seletivo Funec 2020. Em grupos ou acompanhados de pais e familiares, jovens com média de idade entre 15 e 17 anos iam chegando aos poucos nos locais onde as provas foram aplicadas, mesmo antes da abertura oficial dos portões, às 8h15.

Estão em disputa 960 vagas para o Ensino Médio Regular, distribuídas entre as dez unidades da Funec, e 150 vagas para o Ensino Técnico (Centec) que forma técnicos em Farmácia, Química e Análises Clínicas e, também, técnicos em Informática (Funec Riacho). Futuramente, esses alunos sairão da instituição mais capacitados para o mercado de trabalho e para a vida, com boas chances, inclusive, de obter boa pontuação no Enem, porta de entrada para faculdades e universidades Brasil afora.

Na unidade Funec Inconfidentes, por exemplo, já havia uma aglomeração de estudantes e acompanhantes por volta das 7h30. O jovem Daniel Campos, de 14 anos, morador do bairro Nova Contagem, estava entre eles. Daniel está finalizando o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Ivan Diniz Macedo. Acompanhado pela mãe, Maria Aparecida Campos, o estudante aparentava estar tranquilo. “Tenho vontade de estudar na Funec e hoje vou tentar a vaga. O ensino é o melhor, pelo que eu ouço dizer”, falou o jovem, minutos antes de adentrar ao local de prova. A mãe dele, Maria Aparecida, era só esperança. ”A expectativa é de que tudo dê certo”, disse, confiante. Gabriel Gilson Pereira da Silva, 14 anos, também foi fazer a prova, acompanhado da mãe, Cleide Pereira da Silva, e das irmãs gêmeas, mais novas. “Acho que ele vai passar porque é inteligente, esforçado e não dá trabalho nenhum. Daqui há cinco anos serão elas”, profetiza Cleide, apontando para as meninas caçulas.

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que foi criada no ano de 1973, é um patrimônio do povo contagense. Atuante no segmento educacional e altamente comprometida com a formação humana de jovens e adultos, a Funec cumpre, reconhecidamente, seu papel de agente transformadora pela educação, assegurando a preparação básica para o trabalho e para o exercício da cidadania.

A Funec é subordinada à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e oferta ensino médio e cursos técnicos, com seleção mediante prova, geralmente, aplicada no fim do ano. O ingresso na instituição é sempre muito disputado. A vice-presidente da entidade, Raquel Parreira, afirma que o interesse por um lugar na Funec vem crescendo ao longo dos anos. “As vagas são muito disputadas e a média dos dois últimos anos é essa: de aproximadamente quatro mil inscritos. Acho que isso decorre da qualidade ofertada na instituição e, também, da credibilidade que ela vem conquistando por causa dos bons resultados. Em meio à situação de crise fiscal em que o país se encontra, temos em nossos quadros professores que possuem mestrado e doutorado, ofertamos ensino em tempo integral no ensino técnico, refeições durante todo o tempo em que os alunos do integral permanecem na escola e, ainda, o material escolar para os cursos técnicos. Acrescido a isso, também criamos oportunidades de encaminhamento para estágio, por meio de convênio com cerca de três mil empresas. Vale dizer que a Funec Riacho conquistou, nos anos de 2018 e 2019, o primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas do estado de Minas Gerais e que, em 2019, entre as 20 primeiras escolas públicas mais bem pontuadas no Enem, três eram unidades da Funec. Tudo isso agrega mais valor às reconhecidas qualidades da instituição”, finalizou Raquel Parreira.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 19 de dezembro de 2019. A matrícula para a escolha de vagas e a criação de lista para segunda opção de curso ocorrerão entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2020. A lista de vagas remanescentes será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2020.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Paulo Pereira