Seduc disponibiliza orientações pedagógicas para comunidade escolar durante o isolamento social

As indicações serão publicadas diariamente como forma de incentivo a estudantes, a educadores e às famílias para aproximá-los da escola no período de isolamento social

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) passará a divulgar diariamente a partir desta quarta-feira (1/4), no blog Estuda Contagem, orientações pedagógicas. Os temas serão divididos por áreas como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Inclusão, Relações Étnico-raciais, Clima Escolar e Educação Integral. O objetivo é criar um canal de comunicação como ferramenta de interação entre profissionais de Educação, estudantes e famílias da Rede de Ensino Municipal de Contagem. A iniciativa vem ao encontro do enfrentamento da pandemia de Covid-19, quando as aulas foram suspensas no município por tempo indeterminado, pelo Decreto Municipal 1526, de 20 de março.

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, a Seduc indicará vários materiais, a título de colaboração, para que este momento de isolamento social seja mais leve e contribua com o que as famílias já estão fazendo, como recuperar esse tempo do afeto, das brincadeiras, tudo isso de uma forma lúdica. “É isso que queremos fazer. Para os profissionais da educação, estamos passando algumas indicações de plataformas, de vídeos, de conteúdo, que eles podem trocar com seus estudantes, porque nós sabemos que nem todos da comunidade escolar têm a tecnologia a sua disposição, não só do ponto de vista do computador, como também da internet. Então isso não é obrigatório. Na verdade, nós não estamos substituindo as aulas presenciais, que serão acordadas depois com um novo calendário. O que queremos é aproximar estudantes, educadores e famílias, para que eles não fiquem tão distantes do ambiente da escola”, disse.

As orientações a serem passadas pela Seduc, visam, dentro das possibilidades, facultar o acesso a plataformas virtuais de aprendizagem, com apresentação de materiais e atividades pedagógicas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para estudantes de Ensino Fundamental, que tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado, tendo em vista a necessidade de ofertar possibilidades de estudo para eles e implementar e difundir o uso destas atividades digitais aos professores como uma ferramenta possível para este tempo de isolamento social. Também serão publicadas sugestões de atividades para as famílias realizarem com as crianças.

Confira o comunicado oficial da Seduc enviado às escolas AQUI

#FiqueEmCasa