Reciclar Perobas recebe alunos da E.M. Geraldo Basílio

Crianças participaram de oficina de artesanato com materiais reciclados e conheceram o aterro sanitário.

O Centro de Referência de Coleta Seletiva Reciclar Perobas recebeu, nesta semana, a visita de cerca de 30 alunos da Escola Municipal Geraldo Basílio, localizada no Bairro Colonial. Eles participaram de diversas atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos e à educação ambiental.

João Batista, superintendente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), conta que o objetivo é promover a educação ambiental por meio da gestão de resíduos. “É importante sensibilizar, mostrar a essas crianças a preocupação com a gestão de resíduos sólidos. Vamos ensinar a eles as várias possibilidades de reciclagem e reutilização de diversos materiais. Hoje, eles vão realizar atividades de artesanato com materiais recicláveis, retalhos de tecidos, jornais, entre outros, e vão ter a noção da importância de se reduzir a quantidade de material que chega todos os dias ao aterro sanitário municipal. Periodicamente, vamos convidar as demais escolas de Contagem para participar”, afirma.

Após uma palestra, as crianças participaram de uma oficina de artesanato com materiais reciclados e depois foram conhecer o aterro sanitário e o galpão de triagem, onde se reúnem os catadores parceiros da Prefeitura. No aterro, os alunos fizeram o plantio de árvores, contribuindo para a formação do cinturão verde no local.

Programa Vida Saudável

A oficina de artesanato foi ministrada aos alunos em conjunto com o Programa Vida Saudável, uma parceria da Secretaria dos Direitos Humanos, como conta Maria da Glória, coordenadora do programa do Núcleo Reciclar Perobas: “Esse é um programa que atende idosos e portadores de necessidades especiais. Oferecemos diariamente diversas atividades para a comunidade. Temos aulas de ginástica, alongamento, artesanato de tapeçaria, artesanato de garrafa PET e de jornal. A comunidade gosta muito do programa, que traz para a vida do idoso atividade física, convivência social, fortalecendo a ideia de cidadania”, conta.

O programa tem 159 pessoas inscritas, e as aulas mais disputadas são as de ginástica, que ocorrem na parte da manhã. Os interessados em participar devem procurar o Centro de Referência da Coleta Seletiva Reciclar Perobas, que funciona na avenida Hum, 65, bairro Perobas, no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Reportagem: Túlio Andrade
Foto: Túlio Andrade