RECARGA ARTIFICIAL DO AQUÍFERO DA BACIA HIDROGRÁFICA DE VARGEM DAS FLORES

Lúcio Flávio Campos Oliveira1; Míria Augusta Teixeira Rezende2; Edneia Soares Gonçalves3

RESUMO

A água é um recurso vital e insubstituível. Ela é abundante no planeta Terra, porém, a água utilizada para a manutenção da vida humana, que é a água doce, potável e acessível, representa menos de 1% desse total. Além de representar um percentual muito pequeno, as condições para que a natureza mantenha o ciclo, produzindo mais água potável, estão cada vez mais comprometidas, em função do aumento do consumo e da degradação ambiental. A impermeabilização do solo em áreas urbanas é um dos fatores de degradação. Além de diminuir a infiltração de água, favorece enchentes e inundações. A população da região metropolitana de Belo Horizonte é abastecida pela água de um sistema integrado, do qual faz parte a lagoa de Vargem das Flores. A bacia hidrográfica em que está inserida vem passando por um processo contínuo de degradação e as suas águas são cada vez mais escassas e poluídas. Outro problema ambiental desta bacia são as enchentes e inundações que ocorrem no período chuvoso. Numa região cada vez mais urbanizada, é fundamental criar condições para sanar os problemas relacionados à água. O trabalho apresentado sugere a alternativa da recarga artificial do aquífero, que tem um grande potencial para contribuir com a manutenção das nascentes e também para minimizar enchentes e inundações.

Palavras-chave: Água; Aquífero; Recarga.

Para acesso ao artigo na íntegra, click no link: