Orientações Pedagógicas para a Educação Infantil

Vamos aproveitar nossas publicações do mês de outubro para homenagear as crianças. Devemos refletir que todos os dias e todos os meses do ano deveriam ser delas, pois representam a esperança de um mundo melhor: o recomeço, a continuidade da nossa existência! Dependendo dos cuidados e da educação que vivenciarem na prática, podemos prever o futuro da humanidade, pois aprendemos com exemplos, com o que vivenciamos e com as relações que são estabelecidas com cada um de nós, ao longo da vida. Assim, lembramos a todos vocês que o cuidado é essencial para possibilitar o desenvolvimento pleno da criança. Leonardo Boff defende que a vida sem cuidado não existe. Necessitamos de cuidados desde o momento do nascimento para sobrevivermos, sendo este o responsável por criar espaço, para que surja a inteligência, a liberdade e a criatividade. De acordo com Boff, “Cuidar é mais que um ato, é uma atitude de preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro”. Por isso, o princípio que orienta a prática pedagógica na Educação Infantil é o educar cuidando e o cuidar educando. Estas duas ações não se separam.

Neste momento de pandemia, cuidar de si e do outro é de fundamental importância para garantir a vida e o meio mais eficaz de cuidado para evitar o coronavírus é permanecer em casa, para não contrair e disseminar a COVID-19. Mas, se precisarmos sair de casa, devemos usar a máscara tapando o nariz e a boca, garantir o distanciamento de, pelo menos, dois metros entre as pessoas e lavar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool em gel. Por isso, neste ano de 2020, o maior presente que podemos oferecer às crianças são estas ações de cuidado, porque elas também estão expostas ao vírus e, apesar de não apresentarem sintomas, podem levá-lo para as pessoas da família, principalmente para os idosos, que são afetados com maior gravidade por ele. Então, vamos nos cuidar!

A dica desta semana será criar uma bandinha em casa com objetos reciclados e aproveitar este mês para cantar e tocar, mas sem aglomeração! E é muito importante lembrar que para cantar é preciso garantir o distanciamento de dois metros, pois as gotículas são lançadas bem longe quando cantamos.
Separe garrafinhas e tampas diversas, pedrinhas, latas, cabos de vassouras, copinhos de iogurte, Yakult, barbante ou linha grossa, cola, tesoura, fitas coloridas, papelão e mãos à obra!!!
Junto ao seu filho ou filha, construa os instrumentos.

Agora, brinque e divirta-se bastante!!! Vamos explorar os instrumentos? CLIQUE AQUI!

Vamos fazer um som bem alto, agora um bem baixo, bem rápido, agora bem lento.

Vamos escolher uma música, cantar e tocar, utilizando os instrumentos. E fique atento ao ritmo!

Como é bom cantar, relaxar e curtir esses momentos em família! Assim, devemos aproveitar este tempo de pandemia para cuidar muito de nós e de nossas crianças.

E não se esqueçam: a maior proteção para quem pode é FICAR EM CASA!

CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.
CLIQUE AQUI.