Projeto Educação Física Inclusiva para estudantes com deficiência promove inclusão nas escolas de Contagem

Estudantes com deficiência serão beneficiados com os brinquedos inclusivos promovendo a recreação e integração dos mesmos com outros estudantes

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com o Circuito Inclusão Solidária, lança na próxima sexta-feira (26/4), das 8h às 17h, na Escola Municipal Eli Horta Costa, o projeto Educação Física Inclusiva. O objetivo do projeto é possibilitar que estudantes com deficiência da Rede Municipal de Ensino participem das aulas de Educação Física junto com todos os alunos da escola por meio de três eixos: jogos e brincadeiras, práticas corporais e esportes adaptados.

Em relação aos jogos e brincadeiras, a parceria com o Projeto Circuito inclusão Solidária levará para as escolas, brinquedos inclusivos: balanço, skate e tirolesa.

O projeto vem atender a uma demanda identificada pela Seduc, a partir do relato das famílias de estudantes com deficiência sobre a não participação deles nas aulas de educação física. Para mudar essa cultura, o projeto oferece três momentos de formações específicas para os professores de educação física, que receberão capacitação para lidar melhor com as necessidades dos estudantes com deficiência. As formações acontecerão em 25/4 (Práticas corporais) 23/5 (jogos e brincadeiras) e 13/06 (esportes adaptados), na Faculdade UNA.

De acordo com a Superintendente de Projetos Especiais da Seduc, Ludmilla Skrepchuk Soares, o projeto será desenvolvido buscando estimular as práticas corporais, trabalhando a motricidade, equilíbrio, força e elasticidade, bem como esportes adaptados em várias modalidades. “O principal objetivo é a inclusão de fato desses alunos, pois além das atividades inerentes às aulas de Educação Física, o projeto contribui também para a valorização da auto-estima e a socialização do estudante com deficiência. Com o projeto esperamos oportunizar a integração dos estudantes com deficiência nas atividades físicas e esportivas. Sabemos que estes estudantes, em sua maioria, não tiveram uma infância lúdica, devido aos inúmeros tratamentos médicos e terapias que necessitam, e com a parceria com o Circuito Inclusão Solidária, iremos propiciar a recreação e diversão aos mesmos, além de trabalharmos as diferenças e valores como solidariedade e respeito ao próximo no ambiente escolar e na formação cidadã dos nossos estudantes do ensino fundamental.”, explicou.

O parque inclusivo será realizado em uma escola pólo de cada regional da cidade, uma vez por mês. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino atende cerca de 1190 estudantes com deficiência.

Serviço:
Lançamento Projeto Educação Física Inclusiva
Local: E. M. Eli Horta Costa (Rua Professora Neusa Rocha, 406 – Central Park)

Repórter: Vanessa Trotta
Publicação: 24/4