Programa Novo Mais Educação foi iniciado na Rede Municipal de Ensino de Contagem

Nove escolas foram selecionadas seguindo os critérios do Ministério da Educação – MEC.

Nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Contagem iniciaram na última semana a participação no Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017. O programa é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

O Programa Novo Mais Educação foi implementado nas escolas municipais de Contagem, por meio de articulação institucional e cooperação com a Secretaria Municipal de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.

O programa terá acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação de quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. Foi aberto um processo seletivo nas escolas, por meio de inscrições, para escolher os mais de 900 participantes.

“As atividades do Programa nessas escolas são de fundamental importância visto que buscam garantir o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, social e cultural), além de conferir centralidade ao estudante no processo pedagógico escolar, o que contribui diretamente para o seu desenvolvimento”, destacou o coordenador municipal do Programa Novo Mais Educação e assessor pedagógico da Superintendência de Educação Integral, Gustavo Henrique da Costa.

Ao indicar as escolas para o Programa, foi recomendado que utilizassem alguns critérios de priorização, por exemplo, escolas que apresentam Índice de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Escolas selecionadas

E. M. Dona Cordelina Silveira Mattos, E. M. Sandra Rocha, E. M. Giovanini Chiodi, CAIC – E. M. Maria Silva Lucas, E. M. Professora Lígia Magalhães, E. M. Professora Ana Guedes Vieira, E. M. Ivan Diniz Macedo, E.M. Professor Ricardo Brás Barreto, E. M. Paulo Cézar Cunha.

Reportagem: Nelson Augusto
Foto: Geraldo Tadeu