Professores de universidade americana visitam comunidade dos Arturos em Contagem

Visita faz parte de uma pesquisa sobre a cultura e os costumes afros.

Quatorze professores da Universidade de Detroit Mercy, dos Estados Unidos, estiveram em Contagem nesta quinta-feira (05). A visita faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela a universidade sobre os costumes e a cultura afrodescendente. A base empírica foi a comunidade quilombola dos Arturos, que fica no bairro Jardim Vera Cruz.

O grupo chegou à comunidade bem cedo. Os olhares ficaram atentos à arquitetura, instrumentos e símbolos da comunidade. O ponto inicial da pesquisa foi na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Lá, os educadores participaram de uma palestra sobre o modo de vida e as tradições, preservadas pela comunidade. A rainha do Congado da Irmandade Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos, Maria Goreth Luz, explicou sobre a história do negro no Brasil.

Além de Minas Gerais, os estados da Bahia e Maranhão vão receber a comitiva. “A nossa delegação consiste em visitar pontos turísticos e importantes na história afro-brasileira. Viemos buscar o entendimento sobre como é essa cultura e fazer um contraponto com a cultura afro-americana. O Brasil é muito rico em história e é importante para todos nós fazermos essa pesquisa”, destaca a diretora da Universidade de Detroit Mercy, Lara Wasner.

Após o conhecimento teórico, a comitiva pôde vivenciar os costumes da comunidade. Uma das professoras se arriscou a tocar tambor. Momento de descontração, que animou todo o grupo. “Como é inspiradora a preservação da tradições. Foi maravilhoso ver a força da comunidade”, destacou a professora de artes, Nathalia Barmore.

Barmore ainda destaca que nos Estados Unidos também existem comunidades quilombolas. Vir ao Brasil para conhecer o modo de vida desses povos foi enriquecedor para traçar um panorama macro da cultura e costumes afros. “Foi incrível ver como são os diversos grupos existentes no Brasil e como é bastante acessível ter o contato com eles”, explicou a professora.

A visita foi finalizada bem ao modo brasileiro. A comitiva apreciou bastante a culinária regional. A mesa estava repleta de queijos e quitandas, todos fabricados na comunidade. “Fico lisonjeada com o respeito e carinho que recebemos dos nossos visitantes”, destacou Maria Goreth.

A Universidade de Detroit Mercy

A Universidade de Detroit Mercy é a maior e mais abrangente universidade católica de Michigan. São ofertados mais de 100 graus e programas acadêmicos. Atualmente possui cerca de 5.000 alunos.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu
Publicação: 06/07/2018