PREZADA COMUNIDADE ESCOLAR

Nesta edição do nosso informativo, gostaríamos de dividir com vocês, leitores e leitoras de Contagem, alguns dados sobre livros, leitura e leitores que foram publicados recentemente, por meio de uma pesquisa nacional intitulada Retratos da Leitura no Brasil. Segundo essa pesquisa: CLIQUE AQUI.

● Brasileiro lê, em média, 05 livros por ano, porém apenas metade desta leitura é de livro completo;

● A influência para a leitura parte, geralmente, da escola, mãe e amigos;

● Entre os fatores que influenciam a escolha de um livro, tema ou assunto, destacam-se: a Bíblia, contos religiosos e romance. Eles ocupam as primeiras posições no que se refere a gêneros lidos;

● 82% alegam que gostariam de ler mais. A motivação para não ler, para a maioria, é a falta de tempo;

● 92% dos leitores preferem livros físicos, 73% dos que leem livros digitais leram no celular e 88% destes foram baixados gratuitamente;

● A influência para a leitura parte, geralmente, da escola, mãe e amigos;

● Entre os livros que foram citados como leitura atual, uma boa parte é literatura infantojuvenil.

A pesquisa nos revela muitos outros dados, por exemplo: principais formas de acesso aos livros, presença de livros em casa por tipo de leitor, modo de aquisição dos últimos livros, perfil de compradores de livros entre outros.

Contudo, do que trata a pesquisa Retratos da Leitura e por que ela nos interessa?

● Bem, essa pesquisa trata-se de um estudo, realizado de 4 em 4 anos, desde 2007 pelo Instituto Pró-Livro e é o mais completo estudo do comportamento do leitor brasileiro. A intenção é avaliar seu comportamento e contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que favoreçam o estímulo à leitura.

● A pesquisa encontra-se em sua 5ª edição e foi realizada em parceria com o Itaú Cultural, contando com um total de 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e no Distrito Federal. Os resultados foram publicados no dia 11 de setembro de 2020.

● A pesquisa completa está à disposição para leitura ou download no site do Instituto Pró-Livro, no seguinte endereço: www.prolivro.org.br

● Quando se fala de leitores, políticas públicas para leitura, literatura e bibliotecas, o Programa de Biblioteca e Leitura Contagem das Letras está sempre alerta. Afinal, esse é o nosso foco de trabalho para a Rede Municipal de Educação de Contagem.

● Nossa intenção não é esgotar a riqueza de dados que podem ser extraídos deste documento, mas divulgarmos esse importante instrumento para toda a comunidade escolar. Os resultados podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões e por capitais. Entre as novidades desta edição, constam os hábitos e interesses do leitor de livros de literatura, tanto em papel como em outras plataformas. Todos os dados foram ponderados, considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE.

E se o assunto é livro, leitura, literatura, biblioteca, leitoras e leitores, durante este mês de outubro, não podemos nos esquecer das crianças. Nesse sentido, o Programa de Biblioteca e Leitura dedica este informativo a todas as crianças da Cidade de Contagem. E o que podemos oferecê-las? Nem ouro, nem prata. Mas, tão somente a palavra. Para quê?

– Ora, colorir mais e mais seus rostinhos e sorrisos lindos!!

O artista plástico brasileiro Eduardo Kobra lançou, no dia 5 de abril, um mural de grafite para homenagear as vítimas do novo coronavírus ao redor do mundo. A obra, que retrata crianças de diferentes religiões – islamismo, budismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo – usando máscaras é uma mensagem para que as pessoas tenham esperança na cura da doença e respeitem as diferentes nações e religiões. (JORNAL DO JOCA, 13 DE ABRIL DE 2020).

Abraço a todos(as)!!!
Equipe do Programa de Biblioteca e Leitura – Contagem das Letras