Estudantes e pais podem ajudar a traçar metas para Contagem

A pesquisa pode ser realizada por meio do celular

A Prefeitura de Contagem vai criar planejamento estratégico de longo prazo e quer contar com a ajuda da população estabelecer metas e prioridades para a cidade. Para opinar e dar sugestões sobre temas importantes como educação, saúde, segurança e transporte, o cidadão pode acessar o link da campanha “Participa Contagem”. É muito fácil e rápido. Você preenche o cadastro e já pode responder as perguntas.

O cidadão poderá votar nos pontos fixos e também por meio do aplicativo Colab (rede social voltada para cidadania), que pode ser baixado pelo sistema Android ou pelo IOS ou pelo link (Clique aqui). A pesquisa é uma forma de apontar os erros e mostrar o caminho que considera ser o melhor no futuro.

No campo da educação, há perguntas como: O que você faria para melhorar a educação na cidade? O participante pode votar em duas categorias num montante de oito opções. Há também uma seção para o cidadão avaliar a qualidade dos equipamentos públicos, inclusive as escolas.

Além de participar da pesquisa, ao final do processo de votação, o contagense receberá os resultados em um documento final, o Plano Contagem 2030. O objetivo da prefeitura é desenvolver políticas públicas, programas e projetos para o futuro da cidade. A secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marilena Chaves, ressalta que a cidade quer deixar um legado para as próximas administrações. “Temos que pensar no que podemos fazer hoje para melhorar o amanhã e podermos viver em uma cidade sustentável, inclusiva, moderna, inteligente e transparente”, destaca a secretária.

Reportagem: Daniel Paiva