Orientações Pedagógicas para as Relações Étnico-Raciais

Texto para os (as) profissionais da educação

O professor tem papel fundamental para que a literatura infantil esteja presente nas aulas. Por meio do professor, a criança descobre o quanto é maravilhoso viajar neste mundo literário. Para além do incentivo à leitura, a literatura contribui com outras formas de aprendizagem dentro de um pequeno texto, um conto, uma história, uma poesia. A literatura permite inúmeras possibilidades de trabalhar com diferentes conteúdos curriculares e questões diversas ao professor. A partir de um trabalho constante de estímulo por parte do educador ao educando, pode surgir um leitor crítico,capaz de a partir da leitura de um pequeno texto, sua interpretação e análise. Mas é importante que o professor esteja atento aos textos para assegurar que a diversidade de literaturas, culturas e contextos estejam presentes, contribuindo, assim, para a educação inclusiva, tendo em vista a diversidade cultural, as relações étnico-raciais e os Direitos Humanos. Existem perguntas que precisam ser frequentes: este texto possui personagens que contemplam a diversidade dos estudantes da turma em que estou trabalhando? Ao longo de todo ano, trabalho com textos literários que apresentam personagens de diversas etnias? Como esses personagens aparecem nos textos? Tenho pesquisado novas obras ou continuo trabalhando sempre com as mesmas? A escola é lugar de transformação e se transforma constantemente. A escola de ontem, do ano anterior, dos meses anteriores não é a mesma escola de hoje. Como contribuição para reflexão e construção de práticas pedagógicas, sug o texto em anexo: Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental, de Carlos Augusto de Melo e Sandra Regina Pereira Gonçalo.

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Texto ANEXO 

Atividade sugerida para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Olá, crianças,

Pela escuta, que treinamos nossos ouvidos e nos tornarmos leitores atentos, e, também, pela leitura de uma história, um conto, podemos viajar em nossa imaginação. Quem não gosta de uma boa história? Nosso tema é sobre a diversidade cultural. Hoje apresentamos duas histórias. A primeira em vídeo é parte de um livro chamado “Que cor é a minha cor?” da escritora Martha Rodrigues. Nossa segunda história chama-se “As tranças de Bintou” e a autora do livro é Sylviane Anna Diouf. Vocês poderão escutar essa história pelo vídeo e também acompanhar a leitura pelo texto. O livro “As tranças de Bintou” traz a história de uma menina cujo sonho é utilizar tranças no cabelo, assim como sua irmã mais velha. Bintou é uma menina linda com os cabelos cheios de coques (birotes). Quer saber mais? Então, assista ao vídeo e leia a história.

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Anexo – As tranças de Bintou