Novos estagiários para o atendimento a estudantes com deficiência

A previsão é que os novos contratados estejam nas escolas na próxima semana

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao processo de contratação de 150 novos estagiários que vão atender os estudantes com deficiência da rede municipal de ensino. Os candidatos se inscreveram por meio por meio do programa de estágios da Prefeitura.

Os estagiários têm a função de auxiliar os estudantes na comunicação, locomoção, alimentação e higiene, dentro e fora da sala de aula. “A presença do estagiário serve para auxiliar na autonomia do estudante a desenvolver as atividades propostas para a classe. Ele é peça fundamental no auxílio ao estudante e ao professor”, explicou a pedagoga de apoio da Inclusão, Evanir Andrade.

Atualmente, o município possui 380 estagiários. As novas contratações vão possibilitar um atendimento mais qualificado e eficiente aos estudantes com deficiência. Estão sendo convocados os candidatos que cursam e pedagogia e que se inscreveram no portal da Prefeitura entre 26 de setembro de 2017 à 21 de fevereiro de 2018 e os granduandos de educação física, que fizeram o cadastro entre 2 de janeiro de 2017 e 11 de setembro.

A previsão é que os novos contratados já estejam nas escolas na próxima semana. A filha da dona de casa Mariana Silvério tem paralisia cerebral. A criança, de 3 anos é acompanhada por uma estagiária. Para a mãe, a presença da acompanhante em sala é sinônimo de tranquilidade. “Esse acompanhamento faz com que minha filha receba os cuidados que ela necessita. Fico aliviada em saber que durante todo o tempo em que ela está na escola tem alguém disponível para acompanhar os passos dela”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende