Matrículas para o Centro de Educação Integral (CEI) começaram nesta terça-feira (7)

As matrículas para as vagas ofertadas no CEI deverão ser feitas pelos pais dos estudantes interessados.

Começaram nesta terça-feira (7) as inscrições para o Centro de Educação Integral (CEI) de Contagem, situado na Rua Cássia, nº 97, bairro Arvoredo, Regional Ressaca. Moderno, inovador e funcional, o prédio vai abrigar 600 estudantes em tempo integral, e mil alunos no contraturno escolar, do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental. As inscrições se encerram no dia 17 de janeiro.

Para os estudantes da rede municipal, as inscrições deverão ser feitas na própria escola de origem. Já para estudantes de outras redes, as inscrições deverão ser realizadas na própria Seduc, localizada na Rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial, das 8h às 17h.

A primeira unidade de ensino integral do Município será inaugurada em fevereiro de 2020, coincidindo com o início do semestre letivo. Alunos das escolas municipais Coronel Antônio Joaquim da Rocha, Rita Carmelinda da Rocha, Albertina Alves do Nascimento, Professora Maria de Matos da Silveira, Padre Joaquim de Souza e Silva e Maria Silva Lucas, todas situadas na regional Ressaca, serão contemplados com 600 vagas integrais devido a distância geográfica das unidades de ensino, conforme já publicado em novembro do ano passado, no Diário Oficial de Contagem (DOC).

Do total, 32 vagas vão ser destinadas a estudantes que atualmente estão matriculados em escolas particulares ou estaduais e residam em bairros da Regional Ressaca. O horário da educação integral será das 7h30 às 17h. Os alunos receberão refeição e lanche nas atividades diárias. O transporte escolar contemplará os alunos que farão jus aos critérios de mais de dois quilômetros de distância entre a residência e a escola.

Contraturno

As escolas municipais da Regional Ressaca também serão beneficiadas com as atividades em contraturno. Ao todo, mil vagas serão ofertadas para os alunos dessas instituições de ensino. Desse montante, 100 vagas serão destinadas a estudantes residentes no Município de Contagem. Os contraturnos vão ser realizados das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

CEI

O Centro de Educação Integral (CEI) possui 36 salas de aula, uma ampla biblioteca, cozinha industrial, refeitório, centro de línguas estrangeiras, além de laboratórios profissionais. Os alunos vão contar com refeitório, piscina, ginásio poliesportivo, salas de música, dança e teatro, estúdio de TV e rádio e um anfiteatro com capacidade para 125 pessoas. No turno da noite, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Ressaca, também irá funcionar no local.

As salas de aula do CEI foram organizadas em distintas áreas de trabalho (com estrutura e mobiliário flexível, colorido) e áreas de convivência, utilizando ferramentas tecnológicas, além de recursos pedagógicos diferenciados e inovadores. “Queremos uma escola aberta e bastante participativa com a comunidade. É dever dos pais estarem também presentes nesse marco histórico e sabemos que daqui sairão grandes acadêmicos, técnicos, profissionais aptos a enfrentarem o mercado de trabalho. Mais importante do que oferecer atendimento aos estudantes nesta escola, durante sete horas, com alimentação e com todas as condições de estudo”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

“Estava na fila da matrícula desde as sete horas da manhã. Sou moradora do bairro Jardim do Lago e estou a oito minutos de distância de carro do CEI. Vim matricular o meu neto, que estuda em Belo Horizonte. Devido à proximidade e estrutura, ganhou a minha atenção. Vou economizar na distância e tenho certeza que ele vai ganhar muito no conhecimento que terá na escola integral. Acredito que agora vá cair por terra aqueles dizeres que o equipamento público é ruim”, disse Silvana da Costa, 60, dona de casa.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu