Juntos somos mais fortes

Consumo de álcool na infância e adolescência

O álcool é considerado a droga legal mais consumida por adolescentes no Brasil e em todo o mundo. Dessa fase até os 25 anos, ocorre um processo de desenvolvimento psiconeurológico em que a área frontal do cérebro ainda se encontra em amadurecimento, aprimorando lentamente o pensamento abstrato, desenvolvendo a moral, reflexão de consequências e controle de suas atitudes.

O consumo de álcool prejudica o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do indivíduo.

Não entre nessa Bad trip (viagem ruim)!

O uso de álcool na infância e adolescência está associado a outros comportamentos de risco, como o uso de tabaco e outras drogas ilícitas como: maconha, cocaína, craque, relação sexual sem proteção, exposição a doenças sexualmente transmissíveis, contato com o tráfico, envolvimento na criminalidade, ou mesmo se envolver em um acidente automobilístico.

A principal causa de morte entre 16 e 20 anos são acidentes automobilísticos fatais associados ao álcool e é mais do que o dobro da prevalência em maiores de 21 anos. O jovem alcoolizado aumenta seu risco para violência sexual, abuso, exploração e aumenta a chance de uma gravidez precoce e indesejada.

O álcool é uma droga de fácil acesso para crianças e adolescentes…. o álcool é comercializado livremente, sob diversas maneiras. No verão, surgem bebidas refrescantes, como sacolé (chup-chup), sorvete e picolé contendo álcool. Novos produtos alcoólicos não param de surgir e além de bastante atrativos.

Saúde e prevenção

O desenvolvimento integral e saudável da criança e do adolescente depende de cuidado e prevenção, durante sua formação. A família, a escola, a sociedade, em geral, o governo, Todos, devem cuidar e orientar crianças e jovens, por meio do diálogo, do carinho e atenção.

O cuidar e educar envolvem tanto a dimensão afetiva, quanto os cuidados necessários para uma vida saudável: alimentação, higiene pessoal, prática de esportes e atividades de lazer e recreação, acesso às produções artísticas como: desenho, pintura, música, teatro, filmes, outras). CLIQUE AQUI e veja “A Caixa – Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas”, do Ministério da Cidadania.

Juntos somos mais fortes!

Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem – COMADC

REFERÊNCIA

PECHANSKY, Flavio; SZOBOT, Claudia Maciel; SCIVOLETTO, Sandra. Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 26, supl. 1, p. 14-17, maio 2004 . Disponível em acessos em 22 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000500005.