Inglês para todos os estudantes do ensino fundamental

Novo quadro curricular têm o objetivo de proporcionar mais qualidade no ensino e aprendizado

Com o foco na educação de qualidade e padronização do ensino na rede pública de Contagem, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), organizou o quadro curricular para estudantes do 1º ao 9º ano. Desde o início do ano letivo, as disciplinas de inglês, artes e educação física estão inclusas em todo o ensino fundamental.

A mudança fez com que 14.271 estudantes de Contagem começassem a aprender um segundo idioma mais cedo. Agora, 40 mil estudantes na rede municipal de ensino têm a oportunidade de aprender de forma mais efetiva a língua inglesa. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), toda instituição de ensino no país, sendo ela pública ou particular, deve oferecer aos estudantes do 6º ano a matéria de inglês. Mas em Contagem, por iniciativa da atual gestão, a disciplina passa a ser ofertada a partir do 1º ano.

A equipe pedagógica da Seduc preparou materiais didáticos para toda a faixa etária, que corresponde de 6 a 15 anos. Na rede, cerca de 260 professores, formados na disciplina, terão a missão de ensinar aos estudantes de forma prática, objetiva e com muito conteúdo para dentro da sala de aula e extraclasse.Os alunos passam a ter conteúdos de música, teatro, jogos, leitura, atividades em grupo e a matéria no quadro, como forma padrão de ensino. São duas aulas por semana. “Para os pais e alunos, o ensino já no 1ª ano, é extremamente significativo. Cada professor está empolgado com as salas de aulas que estão ganhando um teor temático com a disciplina que lá está sendo inserida”, destacou o assessor pedagógico, Flávio Martins da Silva.

A iniciação do ensino do idioma na infância parte do pressuposto de que o inglês continua em lugar de destaque na comunidade global, no mundo dos negócios, do desenvolvimento tecnológico e científico. Estudos feitos na área detalham que o quanto antes a criança tiver contato com a língua estrangeira, mais fácil será sua assimilação quanto ao idioma. “Aprender uma língua estrangeira favorece o desenvolvimento da percepção, estimula a memória e a inteligência, aumenta o controle sobre a linguagem, proporciona oportunidades de interações sociais, desenvolve melhor acuidade auditiva, eleva a autoestima, estimula a criatividade, produz um sentimento de segurança sobre si mesmo, contribuindo ainda para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas”, destacou a secretária-adjunta de educação, Claudia Caldeira.

Convocações PSS’s

A organização da grade curricular trouxe mais oportunidades de conhecimento para os estudantes e mais oportunidade de trabalho para educadores. Neste ano foram realizadas nove convocações. Nesta terça-feira (20) estao sendo convocados doze candidatos a PEB1, para o 2º turno, três para secretário escolar, um para assistente escolar, quatro para auxiliar de biblioteca escolar e dez para agente de educação infantil.

As convocaçõe continuam na quarta-feira (21). Serão chamados professores PEB2. São 27 vagas para inglês, uma vaga para matemática, uma para português, três para história, uma para ciências, uma para geografia, três para artes e duas vagas para educação física.
Os convocados participaram do PSS 02/2016, PSS 02/2017 e Portaria 006/2017. Mais informações sobre as convocações no link.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende