Formandas de cursos técnicos da Funec colocam em prática seus aprendizados

As estudantes dos cursos de Fotografia e Maquiagem dos cursos de Formação Inicial Continuada – FIC, da Fundação de Ensino de Contagem – Funec puderam vivenciar um dia de trabalho na sede da Secretaria de Educação de Contagem, nesta quinta-feira (18/11). Foi montada uma exposição fotográfica e instalados ‘camarins’ de maquiagem para trabalhadores e trabalhadoras presentes.

A Formação Inicial Continuada – FIC é parte do programa “Novos Caminhos”, do Governo Federal, e ofertada pela Funec, em Contagem. Os cursos de Maquiadora e Fotografia foram realizados em parceria com as Secretarias de Educação, Defesa Social e Direitos Humanos e Cidadania e voltadas, exclusivamente, para estudantes mulheres.

Os cursos são gratuitos, assim como todos os materiais didáticos disponibilizados. As formandas também tiveram direito a auxílio passagem e lanche, ofertados pela Funec. O curso de maquiagem teve 44 inscritos e duração de 160 horas/aula. Já o curso de Fotografia contou com 53 inscritos e 190 horas/aula de duração.

A prefeita Marília Campos, presente no evento, celebrou a experiência e alertou para que possíveis interessados estejam atentos a novas inscrições para cursos de formação da Funec. “Estamos formando nossa juventude para o mercado de trabalho”, apontou.

A gerente de Ensino Médio e coordenadora do Programa Novos Caminhos da Funec, Clarice Helena, ressaltou o crescimento pessoal e profissional das participantes dos cursos. “Esse contato com pessoas que não faziam parte da rotina do curso as coloca em uma situação de se posicionarem como profissionais de fato, utilizando toda inteligência emocional que foi trabalhada durante o curso. É importante ver o quanto elas cresceram e amadureceram, enquanto pessoas e profissionais, e o momento nos dá o retorno de tudo que foi construído. É significativo a aceitação, o retorno e a aprovação do público que participou”, destacou Clarice.

“Fotografia por Fotógrafas”

Foto Janine Moraes/PMC

A exposição “Fotografia por Fotógrafas” foi produzida e realizada pelas estudantes e professores do curso de Fotografia, com imagens e olhares destacados pelas formandas ao longo do curso.

Também foi montado um “estúdio” ao lado da exposição para que as novas fotógrafas pudessem colocar em prática o aprendizado e registrar as pessoas que transitavam no local. Algumas imagens puderam ser impressas na hora e também compuseram o acervo da exposição.

O professor Hiero Júnior avaliou como positiva a experiência desta quinta-feira e afirmou que as novas fotógrafas estão prontas para o mercado de trabalho. “Elas se superaram. São meninas cheias de expectativas, de vontade e muito batalhadoras, Algumas já estão trabalhando, já estão ganhando dinheiro”.

Lucas Quintão também é professor do curso de Fotografia e segue a mesma linha, ressaltando a dedicação e o preparo para o mercado de trabalho. “O curso foi incrível, iniciamos em uma situação de pandemia, na qual todos estávamos fragilizados e foi um aprendizado enorme. Elas estão prontas para o mercado, e conseguimos, ainda, preparar esta exposição”, celebrou.

As estudantes Maura Teles e Victória Evellin puderam vivenciar ao mesmo tempo a emoção de terem suas imagens expostas para um grande público e também colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso.

Foto Janine Moraes/PMC

Maura se disse agradecida pela oportunidade e pontuou os desafios enfrentados durante o curso. “Como todo trabalho, existem algumas dificuldades que tivemos que enfrentar, mas foram vencidas e tivemos honrosos resultados. O sentimento é um misto de alegria e realização, sei que ainda temos muito a melhorar, estamos no início da caminhada, mas essa exposição para nós é um marco muito grande e uma conquista”, comemorou.

Victória pontuou que já se interessava por fotografia mas queria se aprofundar neste novo “mundo”. “Minha irmã me falou que havia o curso na Funec e quando fui selecionada, fiquei muito feliz. Tirava fotos comuns pelo celular e aprendi muito com o professor, o curso é maravilhoso. É gratificante expor meu trabalho e é uma experiência que eu vou levar para a vida”.

Maquiagem

As estudantes do curso de Maquiagem contaram com cinco ‘camarins’ montados na sede da Seduc, onde puderam colocar em prática tudo que aprenderam. Trabalhadoras e pessoas que passavam no local puderam fazer maquiagem gratuita pelas novas profissionais, que estavam acompanhadas das orgulhosas professoras.

Foto Victória Evellin

“No início percebi muita insegurança por parte das meninas. Muitas frequentavam as aulas inclusive por distração, como forma de ocupar a mente e agora estão saindo como profissionais, já atuando no mercado e evoluindo cada dia mais. Hoje elas estão tendo esse contato de atendimento a um público externo exigente e elas estão amando”, destacou a professora Aysla Almeida.

Mainara Garcia também é professora do curso de maquiagem e destacou a “evolução” das meninas, que sempre demonstraram “empolgação” ao longo do curso. “Foi uma experiência incrível. Muitas delas chegaram desanimadas, mas ao longo do curso elas foram se animando, melhorando a autoestima. Dá orgulho ver o quanto elas estão trabalhando bem e em um tempo muito ágil”, afirmou.

As estudantes Júlia Martins e Sara Mesquita iniciaram o curso com pouco conhecimento e prática na maquiagem e destacaram o grande aprendizado que tiveram. “Quando eu cheguei não sabia muito, hoje já me sinto preparada para o mercado”, disse Júlia.

Sara afirma que sabia o básico e hoje pretende seguir carreira na maquiagem. “Não sabia usar um contorno direito, não sabia usar o pó corretamente, não utilizava base. Senti um avanço imenso ao decorrer do curso, foi um progresso bem grande. Fico muito feliz de fazer as pessoas se sentirem mais bonitas”, destacou.

Formação Inicial Continuada

Além dos cursos de Fotografia e Maquiagem, em 2021 a Funec também ofertou outros cursos do FIC para formação profissionalizante.

Foram eles: Técnico de Enfermagem, Almoxarife, Recepcionista, Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas, Programador (a) Web e Desenhista de Produtos Gráficos Web, Recepcionista em Serviços de Saúde, Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro (a).

Todos os cursos e materiais didáticos foram disponibilizados de forma gratuita e os estudantes tiveram direito a auxílio passagem e lanche, ofertados pela Funec.

Em 2022 está previsto a oferta de mais de 20 cursos profissionalizantes dentro do Programa Novos Caminhos. Fiquem atentos para abertura de inscrições!

Repórter Fernando Dutra

Foto Victória Evellin e Janine Moraes/PMC