Formações em serviço auxiliam profissionais da educação infantil

Até setembro, cerca de 850 profissionais vão passar pelas capacitações

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Infantil, tem realizado diversos cursos de formações em serviço com dirigentes, pedagogos, professores e agentes de educação das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), escolas com turmas vinculadas e Anexos. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino baseado no currículo da educação infantil de Contagem.

A formação dos profissionais da Educação Infantil, em 2018, começou em fevereiro com um seminário, e se estende ao longo do ano. A expectativa é beneficiar 850 profissionais da educação infantil de Contagem, entre professores, agentes de educação infantil, pedagogos e diretores. Os diretores participam de formações sobre gestão escolar. Já os pedagogos têm estudado sobre as formas de avaliação e registro do desenvolvimento das crianças.

No mês de julho, os professores e agentes de educação infantil participaram da formação presencial sobre linguagem corporal, o brincar e as brincadeiras. No módulo desta semana discutiram sobre o currículo da educação infantil e participaram de oficinas, com materiais que possibilitam explorar a criatividade e executar diversas brincadeiras em sala de aula.

Para o segundo semestre, a proposta é estender as formações para os profissionais das Creches Conveniadas. A superintendente de Educação Infantil, Liliane Melgaço, reforça que é importante refletir sobre  a concepção de criança e as práticas pedagógicas na educação infantil para qualificar o trabalho em sala de aula. “A nossa proposta é dialogar e aproximar dos profissionais que estão em contato direto com as crianças, afim de qualificar cada vez mais o trabalho na Educação Infantil. A cada formação presencial a avaliação dos participantes tem sido positiva e o número de inscrições  para os próximos módulos têm aumentando”, destacou Liliane.

No final do ano os pedagogos vão apresentar relatos de experiência sobre a formação em serviço voltada para a avaliação na Educação Infantil. Os professores e agentes de educação infantil farão relatos ou memoriais sobre as linguagens do currículo da educação infantil.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu