Estudantes se preparam representar Contagem na etapa regional do JEMG

Competições começam na próxima semana e conta com cinco escolas de Contagem

Na próxima segunda-feira (25), estudantes de duas escolas municipais, duas particulares e uma estadual de Contagem viajam para Arcos, na região centro-oeste do estado para disputar a estapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG. Os jogos ocorrem durante toda a semana. Na escola Escola Municipal Heitor Villa Lobos o clima é de preparação e ansiedade. Na manhã desta quinta-feira (21) a delegação se recebeu as roupas que vão utilizar durante os jogos.

Para chegarem à etapa regional, os estudantes passaram pelas etapas municipal e microrregional. O treinamento na Escola Municipal Heitor Villa Lobos começou em março. Três vezes por semana, assim que a aula termina, os atletas vão para a quadra. Supervisionados por dois professores de educação física, a equipe participa de jogos táticos. “Com a proximidade da competição os treinos se intensificaram. Nosso time está bastante afinado e vamos fazer bonito nessa etapa”, enfatizou o professor de educação física, Luiz Otávio Garbini.

Thalita Macedo está no 9º ano e faz parte da equipe de Peteca. É a primeira vez que participa da competição e está focada em trazer medalha de ouro para Contagem. “Essa é uma etapa muito difícil. Sabemos que existem bons times na competição, mas também estamos preparados para a disputa”, destacou a atleta.

O JEMG ocorre anualmente e serve de estímulo para os estudantes. “O esporte desenvolve habilidades e também a mente. É notório o desenvolvimento de raciocínio dos estudantes que praticam atividades físicas. O rendimento e, consequentemente, o resultado em sala de aula é bastante satisfatório”, vibrou o professor de educação física Luiz Guistavo de Abreu.

A etapa regional será realizada em seis polos. As disputas são de Basquete, Futsal, Handebol, Peteca, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Além da Escola Municipal Heitor Villa Lobos representar Contagem na Peteca e no Xadrez, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade também representa o município na categoria Xadrez. Já o Instituto Educacional Novos Tempos joga nas categorias Futsal Masculino, Handebol Masculino e Voleibol Feminino. O Colégio Santo Agostinho e a Escola Estadual Padre Camargos disputam a categoria Handebol Feminino.

Reportagem: Júlio César Santos
Foto: Geraldo Tadeu