Estudantes entregam cartas para servidores da Seduc

Os estudantes da Escola Professora Maria Olintha fazem parte de projeto de leitura e escrita.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) recebeu estudantes da Escola Municipal Professora Maria Olintha para uma ação pedagógica em homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Conhecido por diversas obras literárias, dentre elas o clássico famigerado “Correspondência”.

Os estudantes fizeram cartas e entregaram para todos os setores da Seduc. A ideia foi transmitir mensagens sobre o cotidiano vivido dentro da escola. Em cada carta continha histórias das mais variadas, como o gostar de estar na escola, o esporte preferido que os alunos praticam e as matérias que mais gostam de estudar. Os alunos fizeram o papel de dois carteiros e leram cada mensagem aos destinatários. “Desde que comecei a escrever as cartas eu pude perceber o quanto a minha caligrafia e leitura melhorou. Sair um pouco do mundo digital e voltar à prática da escrita é algo formidável”, destaca a estudante, Eliza de Souza.

Criado pela servidora da área de inclusão da Seduc, Maria da Conceição de Oliveira, a proposta contribuiu para incentivar o hábito da escrita e da leitura, rodando por algumas escolas de Contagem e tem apontado um bom número de escritores. “Eu adoro os livros do Bartolomeu, sou conhecedora das suas obras. No final de 2011 pensei num projeto em que pudesse envolver caligrafia e leitura”, explica Conceição.

Quem apoia o projeto é a secretária adjunta de Educação, Claudia Caldeira Soares, que adorou a visita e compactua com a ideia das escolas trabalharem as obras do escritor Bartolomeu. “Os livros de Bartolomeu devem ser trabalhados nas escolas. Projetos como o que vimos hoje são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes de Contagem”, finalizou.

Na próxima sexta-feira (25), às 14h, na quadra da escola, acontecerá apresentações de trabalhos dos estudantes com a temática do livro de Bartolomeu. E os alunos da cidade de Papagaios, que também receberam as cartas, estarão presentes.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende