Dia de Combate a Exploração Sexual tem ações desenvolvidas por estudantes

Durante a semana diversas ações foram promovidas por toda a cidade

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, foi marcado por manifestos de cunho social, em Contagem. Estudantes da região de Nova Contagem saíram às ruas com faixas, cartazes e balões, com intuito de conscientizar a população sobre a importância de realizar denuncias e combater esse tipo de crime.

Com o tema “Faça Bonito”, a campanha de conscientização tem como símbolo a flor amarela, que faz referência ao cuidado e proteção. Para a administradora da Regional Vargem das Flores, Kátia Bordoni, é indispensável a participação do poder público nestas ações. “Precisamos agir nas bases como na educação para falar as crianças e adolescentes da nossa região e de toda a cidade. Esse manifesto é importante porque além de estar conscientizando estamos mobilizando toda a população”, informou.

A coordenadora do Creas Vargem das Flores, Adriana Timóteo, relatou o quanto os resultados do trabalho são positivos. “Estamos desde o início de fevereiro fazendo reuniões para construir de maneira conjunta a proteção das nossas crianças. É um exemplo de trabalho em rede. Diversos encontros já foram realizados nas escolas com os estudantes e professores para que a marcha de hoje fizesse sentido”, disse.

Adriana revelou que a maioria dos casos de assédio acontecem onde menos se espera. “O abuso sexual é uma das violências mais veladas, ou seja, ocorrem dentro das próprias famílias e muitas pessoas por medo não denunciam. É isso que precisamos combater. Com base nisso eu digo que existem várias mãos construindo a proteção”, concluiu.

Não fiquem calados, disque 100 e denunciem.

Reportagem: Anderson Pena
Foto: Elias Ramos
Publicação: 21/05/2018